UOL


São Paulo, domingo, 13 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

MÚSICA

Data é comemorada com shows, no Centro Cultural e no Pacaembu, e em programas que relembram Cobain, Lennon e Elvis

Dia do Rock leva guitarras ao palco e à TV

DA REDAÇÃO

Fora ou dentro de casa, as guitarras apitarão no ouvido hoje. Para este Dia Mundial do Rock, televisão e eventos pela cidade fornecem opções para comemorar a data com estilo.
O rock ganhou o 13 de julho como data porque foi nesse dia, em 1985, que foi realizado o Live Aid, megafestival que reuniu U2, Mick Jagger, Tina Turner, Robert Plant e por aí vai, em Londres e na Filadélfia (EUA), simultaneamente.
A TV é quem aparece com as mais diversas opções roqueiras deste domingo, mas dois shows dão motivos para sair de casa.
No Centro Cultural São Paulo, a veterana banda punk Inocentes repassa algumas das canções que compõem a sua história. Podem entrar no set list "Pânico em SP" e "Miséria", esta última do disco de estréia do grupo, "Miséria e Fome", de 1983. A abertura do show é da banda new metal Frila.
Já na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, um minifestival reúne estilos mais diversos, como o hardcore do CPM 22, o pop dos gaúchos Engenheiros do Hawaii e o rock básico de Supla. E outro chamativo: a entrada é franca.

Lennon, Elvis, Kurt...
Queen, Elvis Presley, Kiss, John Lennon, Kurt Cobain e Courtney Love... O domingo está cheio de rock na televisão.
Os canais GNT e Multishow são os que mais se dedicam ao tema. O primeiro inicia sua "maratona rock" com "Freddie Mercury: A História Desconhecida", um programa sobre a vida de Frederick Bulsara, ou Freddie Mercury, cantor e líder do grupo Queen morto em decorrência de Aids em novembro de 1991.
Em seguida, é a vez de um dos casais roqueiros mais emblemáticos desde sempre. Quando foi lançado, em 1998, o documentário "Kurt & Courtney", do inglês Nick Broomfield, tornou-se dos principais e mais polêmicos acontecimentos do ano.
Courtney Love, a viúva de Kurt Cobain, líder do Nirvana, não gostou de seu retrato no filme, que abria espaço para a hipótese de ela ter contribuído para a morte do marido, ocorrida em 1994. E o canal reserva espaço também para John Lennon, no programa "Celebridades".
No Multishow, o Dia do Rock será comemorado também durante a semana. Hoje, há um especial ao vivo do Kiss e do rei Elvis Presley -este presente também no Telecine. Amanhã, ótimos especiais com shows de Oasis e Queen. Na terça, mais de "Os 100 Momentos Mais Irados do Rock'n'Roll".
Uma das mais roqueiras cidades do planeta, Manchester, recebe Fernanda Lima e seu "Mochilão", na MTV. (THIAGO NEY)


Texto Anterior: Almoço com AS ESTRELAS
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.