São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anhangabaú vira circo gratuito com cem artistas

De hoje até domingo, picadeiro montado no centro de SP abriga shows diários

Evento resgata artistas antigos, como os palhaços Picolino e Xuxu, além de fazer homenagem a Piolin, ícone do circo de São Paulo


GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os circos da cidade parecem estar vivendo uma onda de entusiasmo. Depois da inauguração do Roda Brasil, no Memorial da América Latina, e da nova sede dos Parlapatões, o ator Jairo Mattos e o autor do livro "Palhaços" (editora Unesp), Mário Bolognesi, coordenam um novo projeto relacionado à arte do picadeiro, o "Palhaçaria Paulistana". Durante cinco dias, a partir de hoje, cem artistas circenses apresentam números diversos, em vários horários, em lona montada no Vale do Anhangabaú, com ingressos gratuitos.
Mattos e Bolognesi assinam a direção e também respondem pela seleção dos artistas, que chegaram já com seus números prontos. Os diretores apenas ajudaram a costurar uma apresentação à outra, intercalando-as com as apresentações de palhaços, "bem ao estilo do circo tradicional", diz Mattos.
O evento resgata artistas das antigas, como o palhaço Picolino, de 83 anos, que se apresenta na quarta, às 16h. Na sexta, às 18h, o público também confere as palhaçadas de Xuxu, o último a trabalhar com Piolin (1897-1973), ícone da história do circo paulista. Também vale destacar as apresentações dos Parlapatões, na quinta, às 18h, e dos Fratelli, na sexta, às 14h.
No sábado, às 11h, haverá uma passeata de palhaços acompanhados por banda, em homenagem a Piolin. Começa no Vale do Anhangabaú, em frente à lona, e vai até a rua Abelardo Pinto (nome do falecido Piolin), no Centro.
O evento, realizado pela Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo com o apoio da Cooperativa Paulista de Circo, pode acabar ganhando periodicidade na programação cultural de São Paulo.


Texto Anterior: Crítica/erudito: Orquestra da Galícia, sem exuberância
Próximo Texto: Destaques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.