São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Badalado maestro russo rege a Osesp na Sala São Paulo

Aos 35, Vassili Petrenko chefia a Filarmônica Real de Liverpool e assume a de Oslo em 2013

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos mais badalados maestros da nova geração, o russo Vassili Petrenko, 35, regerá a Osesp em uma sinfonia de seu compatriota Dmitri Chostakóvitch (1906-1975), sua especialidade.
Ele vem gravando, com elogios da crítica internacional, uma aclamada integral das sinfonias de Chostakóvitch pelo selo Naxos. Titular da Filarmônica Real de Liverpool, no Reino Unido, Petrenko assumirá, na temporada 2013/14, a Filarmônica de Oslo, na Noruega. Na Sala São Paulo, dirige a "Sinfonia nº 11", escrita em 1957 para celebrar a malograda Revolução Russa de 1905. A solista é a pianista argentina Ingrid Fliter, 38. Ela substitui a portuguesa Maria João Pires, 67, que, depois de cinco anos no Brasil, se prepara para retornar a solo europeu.
Anunciou-se que Pires não poderia comparecer à apresentação com a Osesp por motivo de doença.
Em seu lugar, veio Fliter, que, nos tempos de John Neschling, executou o concerto "Imperador", de Beethoven, com a Osesp, em 2006. A troca de pianista acarretou mudança de repertório. Enquanto Pires ia tocar uma obra do classicismo, o segundo concerto para piano e orquestra de Beethoven, Fliter optou por uma obra-prima do século 20: o "Concerto em Sol Maior", de Ravel.

VASSILI PETRENKO
QUANDO hoje e amanhã, às 21h; sáb., às 16h30
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nº, tel. 3223-3966)
QUANTO de R$ 24 a R$ 135
CLASSIFICAÇÃO 7 anos


Texto Anterior: Coreógrafo une balé hindu e dança pop
Próximo Texto: Noise-rock do Health é destaque de festival
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.