São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARACAS

Antes de Chávez, depois do petróleo

DA REDAÇÃO

Em 11 de abril, Caracas foi palco de uma manifestação popular que pedia o fim do governo de Hugo Chávez. O controverso presidente foi afastado por golpe militar, mas voltaria dois dias depois. Visto hoje, o documentário "Caracas: Crônica do Século 20" contextualiza a conturbada entrada da Venezuela no século 21.
O filme começa em 1901, mostrando a forte influência francesa nos hábitos dos caraquenhos durante sua belle époque. O documentário relaciona fatos políticos, o crescimento econômico devido à exploração petrolífera, a concentração de riqueza com a construção das principais obras que caracterizam Caracas hoje.
É impressionante notar como as montanhas que cercam a cidade, hoje tomadas por casebres, até os anos 40 não tinham nenhum sinal dessa ocupação, resultante das migrações do interior e da crescente desigualdade social. O documentário pode exagerar na apologia do progresso, mas é válido pelo resgate de imagens históricas da vida social e política de Caracas no começo do século.
(SYLVIA COLOMBO)



Texto Anterior: São Paulo: Berço da Bienal tem seleção "complicada"
Próximo Texto: Londres: Ficção foca solitários da classe média
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.