São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004

Índice

ARTES PLÁSTICAS

Hildebrando de Castro e Laerte Ramos abrem exposição hoje

Artistas mostram novos olhares sobre si mesmos

ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os trabalhos que Hildebrando de Castro e Laerte Ramos mostram, a partir de hoje, na galeria Triângulo, sinalizam novos olhares sobre suas próprias obras.
Depois de sete anos morando e pesquisando em Nova York, Hildebrando, 46, voltou ao Brasil no fim do ano passado para, pela primeira vez, morar em São Paulo. Além da mudança física, sua obra também experimentou transformações, em curso já há cinco anos: a transição do pastel para a pintura e, pela primeira vez, a realização de paisagens.
As imagens, em grandes formatos, vieram de fotos de cartões-postais das cataratas de Foz do Iguaçu, trabalhadas, na pintura de Hildebrando, em tons de cinza. "A pintura é nova para mim", conta. "Não conseguia reproduzir a luz, as veladuras, as transparências da fotografia em pastel, alguns trabalhos paravam por causa dessas limitações, por isso mudei para a pintura."
"Antes, quando eu fazia os retratos em pastel, todo mundo achava que era pintura. Agora, todo mundo acha que a pintura é pastel", brinca, sobre as semelhanças guardadas entre as duas "fases" de sua produção.
As sombrias vistas das quedas d'água executadas com habilidade peculiar por Hildebrando, que marca fortemente o movimento daquelas paisagens, não eram, no entanto, a primeira opção para a mostra. O artista iria exibir uma série de retratos de uma só mulher, várias pinturas em seqüência de movimento, que foram mostradas em abril deste ano na galeria Laura Marsiaj, no Rio. "Conversando com Ricardo [Trevisan, da Triângulo], chegamos a essas pinturas. Elas são como imagens de memória, refúgios."
Já Laerte Ramos, 26, mostra, no mezanino da galeria, a exposição "Acesso Negado", com suas também inéditas peças em cerâmica, as primeiras esculturas que expõe. São trabalhos recentes, "literalmente saídos do forno", segundo o artista, que transportou pequenos pedaços da série de xilogravuras "Sobre Rodas" para a escultura. "A xilo é a raiz do meu trabalho. Posso fazer pintura, escultura, vídeo, mas sempre carrego o pensamento da gravura", diz.
A série "Sobre Rodas", desenvolvida desde 2001, mostra máquinas e veículos inventados pelo artista a partir de elementos reais, sempre trabalhados em preto-e-branco. "Dá para olhar e imaginar como essas imagens ficariam em três dimensões, nas impressões em preto-e-branco. Resolvi tentar trabalhar essas coisas no plano tridimensional, com peso, leveza, entradas e saídas", explica Laerte, que chamou as peças em cerâmica de "máquinas de invasão".
"Esse trabalho tem um aspecto de colecionador e de auto-reprodução", pontua Laerte. "As imagens vão se reproduzindo com alterações, vêm do universo que venho desenvolvendo na gravura." Em xilo, já são "mais de 300" imagens. "Quero chegar a 500, para fazer um "Guia sobre Rodas"."
Além das "máquinas de invasão", Laerte apresenta soldadinhos de chumbo que têm a parte de cima do tronco em formato de casa, dispostos sobre um mapa feito em serigrafia. Esses trabalhos começaram a ser desenvolvidos durante a estada do artista na Suíça, onde estava por conta de uma bolsa da Fundação Beyeler, que ganhou na Trienal de Gravura Contemporânea de Locle, no mês passado. "Nesses trabalhos, entra o aspecto humano, o fato de os soldadinhos serem brinquedos, mas feito de chumbo, um material de guerra e tóxico. A parte de cima é onde tem o sentimento, a vontade dos soldados de voltar para a casa."


HILDEBRANDO DE CASTRO E LAERTE RAMOS. Onde: Casa Triângulo (r. Paes de Araújo, 77, Itaim, tel. 3167-5621). Quando: hoje, às 19h; de seg. a sáb., das 11h às 19h. Quanto: entrada franca. Preço das obras: de US$ 1.800 a US$ 2.800 (de Laerte Ramos) e de US$ 8.000 a US$ 10 mil (de Hildebrando de Castro).


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.