São Paulo, sábado, 15 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

Grupos se unem em circo itinerante Parlapatões e Pia Fraus apresentam suas acrobacias no espetáculo "Circo Roda Brasil", no Memorial da América Latina

Estrutura desmontável segue para várias cidades e destaca comicidade e bonecos dos grupos, com trilha sonora de Abujamra

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sem retroceder um palmo no terreno conquistado cenário contemporâneo adentro, o circo paulista faz uma espécie de retorno às origens. Depois de explorar boa parte dos teatros e outros espaços urbanos, volta a ocupar o picadeiro sob lonas, a exemplo do Circo Zanni, que reabriu na Barra Funda, e agora com o Circo Roda Brasil, parceria entre os grupos Parlapatões e Pia Fraus, cujas estacas estão fincadas no Memorial da América Latina.
O novo projeto, além de tudo, é móvel, o que de fato faz lembrar aquelas antiqüíssimas companhias circenses que viajam pelos continentes. Sua estrutura desmontável é patrocinada, por intermédio da Lei Rouanet, pela Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), justamente sob a condição de ser levada para várias cidades, a preços populares.
Nessa sua primeira parada, o espetáculo "Stapafúrdyo" dá as boas-vindas ao público, numa seqüência de números tradicionais com "roupagem urbana", inspirada em elementos da cultura de rua. "Muitas das cenas saíram de imagens de grafites que eu vi, de dentro do meu carro, espalhadas pela cidade", conta o "parlapatão" Hugo Possolo. Apresentações de acrobacia, parada de mão, trapézio e acrobalance, entre outras, são ligadas pelo roteiro e pela direção de Possolo, ainda que funcionem independentemente umas das outras.
As marcas dos grupos que levaram esse projeto para frente -a comicidade dos Parlapatões e a estética com bonecos da Pia Fraus- também surgem como elementos fundamentais, por vezes pinceladas no cenário e no figurino, ou criadas em espécies de vinhetas que costuram um número circense a outro, ao som da trilha sonora composta por André Abujamra. Em São Paulo, o Circo Roda Brasil deve ficar até outubro para depois colocar pé na estrada. (GUSTAVO FIORATTI)


CIRCO RODA BRASIL
Onde: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portão 9, Barra Funda, informações pelo tel. 9272-6365)
Quando: sex.: 21h; sáb. e dom.: 17h e 20h
Quanto: R$ 20



Texto Anterior: "Prêt-à-Porter" estréia hoje sua oitava edição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.