São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA CINEMA

"Hahaha" encanta com drama entre amigos

No oposto da tradição sul-coreana, longa-metragem de Hong Sangsoo aposta nos diálogos e em tom agridoce

CRÍTICO DA FOLHA

Quando se fala no cinema sul-coreano recente, logo vêm à mente imagens surreais ou escabrosas de releituras de gênero muito particulares, como os policiais de Park Chan-wook ("Oldboy") e os filmes de terror de Bong Joon-ho ("O Hospedeiro").
Mas a diversidade sul-coreana comporta também o cinema falado, de pequenos dramas afetivos, protagonistas cosmopolitas e tom agridoce de Hong Sangsoo -que costuma, com justiça, ser comparado ao americano Woody Allen e ao francês Eric Rohmer.
Ainda inédito no circuito comercial brasileiro, o trabalho de Sangsoo pode ser conferido na abertura do Indie Festival em São Paulo com "Hahaha", Prêmio do Júri da mostra Um Certo Olhar do último Festival de Cannes.
Antes de se mudar para o Canadá, o diretor de cinema Jo Munkyung vai tomar umas com o crítico Bang Jungshik, seu grande amigo.
Na conversa, os dois descobrem que passaram recentemente pelo balneário de Tong-yung e começam a relembrar histórias de desencontros amorosos que viveram lá -sem perceber que estiveram nos mesmos lugares, com as mesmas pessoas, quase ao mesmo tempo.
São os flashbacks do tempo vivido em Tong-yung que ocupam a maior parte do filme. Já o encontro atual dos protagonistas é mostrado brevemente, apenas com fotografias em preto e branco.
Em qualquer momento, trata-se de um cinema baseado fortemente nos diálogos, em que o movimento ocorre antes no interior do que no exterior dos personagens.
Enquanto os protagonistas divagam sobre a vida, Sangsoo consegue dar conta de ideias como o papel do acaso no destino, a ilusória fragilidade das mulheres e o companheirismo masculino como forma de aplacar a angústia de viver.
As imagens fortes criadas por cineastas como Jooh-ho e Chan-wook podem causar um impacto mais imediato.
Mas as palavras serenas de Sangsoo talvez deixem impressão mais duradoura.
Mais informações sobre o festival estão no site www.indiefestival.com.br.
(RICARDO CALIL)

HAHAHA
DIREÇÃO Hong Sangsoo
PRODUÇÃO Coreia do Sul, 2010
COM Sangkyung Kim, Sori Moon
QUANDO dia 18 (sáb.), às 18h10
ONDE CineSesc (r. Augusta, 2.075)
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom


Próximo Texto: Zélia Duncan faz show com elementos teatrais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.