São Paulo, quarta, 16 de setembro de 1998

Próximo Texto | Índice

DANÇA
Companhia Gulbenkian faz três apresentações em SP, a preços populares, mostrando coreografias contemporâneas
Municipal recebe bailarinos portugueses

especial para a Folha

A preços populares e com um programa que reúne obras de alguns dos melhores coreógrafos contemporâneos, o Ballet Gulbenkian, de Portugal, se apresenta de hoje até sexta-feira no Teatro Municipal de São Paulo.
Até pouco tempo, o Gulbenkian era o único sinônimo de dança portuguesa. Hoje já convive ao lado das diversas manifestações que vêm renovando a cena em Portugal. Parte dessas expressões, além do Gulbenkian, integram a mostra promovida em São Paulo pelo evento Navegar É Preciso.
Fundado em 1965 como mais um empreendimento da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição privada portuguesa criada por um pioneiro da indústria do petróleo no Oriente Médio, o Ballet Gulbenkian é dirigido, há dois anos e meio, pela bailarina e coreógrafa brasileira Iracity Cardoso.
Ex-integrante do Ballet Stagium e do Balé da Cidade de São Paulo, Iracity mudou-se para a Europa, em 1980, para dançar no Ballet do Grande Teatro de Genebra (Suíça).
Na companhia suíça, ela dançou durante oito anos tornando-se em seguida co-diretora do grupo, do qual se desligou em 1993.
Agora, Iracity volta ao Brasil para mostrar que o Gulbenkian entrou novamente em boa fase, apresentando no repertório obras de Jiri Kylian ("Seis Danças"), Willian Forsythe ("The Vile Parody of Adress"), Itzik Galilita ("The Butterfly Effect"). (AFP) ˛

Evento: Navegar É Preciso Espetáculo: Ballet Gulbenkian Quando: de hoje a sexta, às 21h Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nē, tel. 222-8698) Quanto: R$ 5



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.