São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2000

Próximo Texto | Índice

SHOW
Duo formado na cidade de Lagarto (SE) marca presença hoje e amanhã no projeto Balaio Brasil na unidade do Sesc
Lacertae leva mix musical ao Belenzinho

Divulgação
Os músicos e primos sergipanos DDeon e Tacer (à dir.), que formam o duo Lacertae


DA REPORTAGEM LOCAL

O duo Lacertae, da cidade de Lagarto (SE), participa do projeto Balaio Brasil. Hoje, os primos Deon e Tacer dividem o palco do espaço dançante do Sesc Belenzinho com os amazonenses da banda Several Skin, os santistas do Garage Fuzz e os paulistanos do Inocentes. Amanhã, tocam sozinho no bar da mesma unidade.
O Lacertae (lagarto em latim) tem suas origens no povoado de Campo do Crioulo, no município de Lagarto, a cerca de 100 km da capital Aracaju.
Desde criança, Deon e Tacer têm influência da musicalidade local, sobretudo da Banda de Zabumba de Lagarto, fundada há cerca de 160 anos por Zé Terreno, cujos bisnetos herdaram os instrumentos e seguem se apresentando em novenas, reisados e festas de São João (os zabumbeiros também participam do Balaio).
"Houve época em que a gente se reunia para ver os zabumbeiros, todos velhinhos, tocando Luiz Gonzaga em seus instrumentos, e ao mesmo tempo escutávamos Pink Floyd, Jimi Hendrix", afirma Aldemir Tacer, 27.
O Lacertae nasceu em 91, como "power trio". A formação de duo surgiu há dois anos. Desde então, os primos consolidaram a proposta que liga a música regional aos ritmos da bossa nova, jazz, capoeira e excertos de Hendrix, Hermeto Pascoal e Tom Zé.
Uma síntese do Lacertae é a percussão do berimbau. "Como não tínhamos o baixo, amplificamos o berimbau por meio da caixa acústica. Essa ressonância, captada à massa sonora da guitarra, dá um suingue mágico", diz Tacer.
O duo já se apresentou no Abril pro Rock, em Recife, apadrinhado por Chico Science.
O Lacertae foi um dos 78 selecionados para o projeto Rumos Musicais - Tendências e Vertentes, organizado pelo Instituto Itaú Cultural (SP). Quem respondeu pela curadoria da região Nordeste foi o músico Siba, integrante da banda pernambucana Mestre Ambrósio.

Outras bandas
O som da Several Skin mescla o heavy metal tradicional britânico com letras em inglês e riffs. É formada pelos guitarristas Bruno Prestes e Werner Deimling, pelo baixista e vocalista Marcelo Lima e pelo baterista Beto Montrezoi.
A banda de hard core Garage Fuzz é uma das mais incensadas do país. Já lançou e fez turnês na Europa e no Japão, inclusive ao lado de expoentes do gênero, como Man or Astro Man?, Seaweed e Fugazi.
Uma das bandas que, juntamente com Ratos de Porão, Cólera e Olho Seco, respondeu pela introdução do movimento punk no Brasil, no início dos anos 80, os Inocentes também dividem a noite hoje no espaço dançante do Sesc Belenzinho.
Capitaneada pelo vocalista Clemente, a banda é caracterizada por letras fortes que atacam as injustiças sociais.
Até o próximo 26, o projeto Balaio Brasil traz dezenas de atrações musicais vindas de vários pontos do país, como Pernambuco, Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. As apresentações se revezam nos palcos de nove unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) em São Paulo
(VALMIR SANTOS)


Show: Lacertae Quando: hoje, às 22h30 (com Several Skin, Garage Fuzz e Inocentes); amanhã, às 22h30, apresentação solo Onde: Sesc Belenzinho - espaço dançante e bar (av. Álvaro Ramos, 991, tel. 6096-8143) Quanto: R$ 10


Próximo Texto: "Bizarrus", de Rondônia, põe presos em cena
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.