São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2005

Texto Anterior | Índice

TEATRO

"Em Cena, Ações!" debate obras antiditadura

Sesc reencena peças dos "anos de chumbo"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REDAÇÃO

O Sesc Ipiranga traz de volta, com o projeto "Em Cena, Ações!", que estréia hoje, nove espetáculos célebres dos chamados "anos de chumbo", período em que o Brasil viveu sob ditadura militar (1964-1985).
"Opinião" (dirigida por Augusto Boal em 1964) e "Liberdade Liberdade" (dirigida por Flávio Rangel em 1965), marcos da história de resistência cultural e protesto social do teatro brasileiro, inauguram o projeto. Em apresentações hoje e amanhã, as peças serão unidas em um único espetáculo que mistura trechos de ambas.
Em seguida, há um debate com o poeta Ferreira Gullar e a professora da USP Maria Silvia Betti. Segundo Lídia Tolaba, coordenadora do Sesc Ipiranga e do evento, a intenção é discutir o papel das obras escolhidas tanto na resistência à ditadura quanto na evolução do teatro brasileiro. "Foi um período de muita criatividade. Queremos lembrar e discutir o papel e a importância dessas peças na época", explica.
O projeto terá edições mensais até junho, sempre com encenação de trechos das obras e debate. Nos dias 28 e 29 de abril, serão apresentadas "Arena Conta Zumbi" e "Arena Conta Tiradentes".
Em maio, é a vez de "O Rei da Vela" e "Roda Viva", nos dias 19 e 20. Fechando o evento, em junho, aparecem "Calabar", "Gota D'Água" e "Ópera do Malandro", todas de Chico Buarque.


Em Cena, Ações!
Quando:
hoje e amanhã, às 21h
Onde: teatro do Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga; tel.: 3340-2000)
Quanto: R$ 3 a R$ 12


Texto Anterior: SP sedia congresso latino de designers
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.