São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

ÓPERA

"O Garatuja" tem exibição única no teatro São Pedro

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O teatro São Pedro fará hoje, às 17h, a única apresentação, em São Paulo, da ópera "O Garatuja", baseada no romance homônimo de José de Alencar e composta e regida pelo veterano Ernst Mahle, 77. Ele trará o elenco e a orquestra da Escola de Música de Piracicaba, que ele criou, dirige e tem seu nome.
A importância do maestro Mahle na música brasileira tem sido eclipsada por sua modéstia e pelo pouco esforço de seus admiradores para o divulgar. Nascido na Alemanha, imigrado para o Brasil há 55 anos e cidadão brasileiro desde 1962, ele produz um material melódico de intenso brasileirismo, a exemplo de Camargo Guarnieri ou Osvaldo Lacerda, que também percorrem a trilha aberta por Villa-Lobos.
Mahle já havia trabalhado com temas de José de Alencar em "A Moreninha", composta e estreada nos anos 90. "O Garatuja", com libreto de Eugênio Leandro e direção cênica de Paulo Barros, traz 17 cantores relevantes para o enredo. Ivo, apelidado de Garatuja, será cantado pelo tenor Thiago Soares e Marta, pela soprano Elisa de Castro Victória.
A história se passa no Rio de Janeiro, em meados do século 17. Ivo está apaixonado por Marta e, para chamar sua atenção e tirá-la dos olhos gordos de um tabelião, defende este por meio de uma bela agitação da cidade, num conflito que opõe a igreja ao poder temporal. A história é deliciosa, cheia de personagens com nome de cargos e profissões de um Brasil que não existe mais. Com a música de Ernst Mahle, sem dúvida um belo espetáculo.


O GARATUJA
Quando:
hoje, às 17h
Onde: teatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, Barra Funda, tel. 3667-0499)
Quanto: R$ 5 e R$ 10


Texto Anterior: "Chalaça" tenta limpar as lentes da história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.