São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

DANÇA

Dez anos da morte do compositor argentino são recordados em espetáculo de Fernando Soler com a cantora Júlia Zenko

"Señor Tango" homenageia Astor Piazzolla

Divulgação
Bailarinas em cena do espetáculo "Señor Tango", que estréia hoje no teatro Procópio Ferreira


IRINEU FRANCO PERPETUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os dez anos de morte do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992) são recordados, em São Paulo, por uma das vozes "emergentes" do tango. A cantora Júlia Zenko é a convidada especial do espetáculo "Señor Tango", de Fernando Soler, em cartaz a partir de hoje no Procópio Ferreira.
O cantor Fernando Soler, 45, idealizou há 15 anos o espetáculo "Señor Tango", uma espécie de síntese da história do tango como é apresentada na casa homônima que Soler inaugurou em Buenos Aires, em 1996. Ele divide o palco com quatro casais de bailarinos e um sexteto de instrumentistas, integrado por Fábio Hager (bandoneon, um acordeão de botões de formato quadrado, inventado nos anos 40 por Heinrich Bvand de Krefeld, e adotado como a "alma" dos grupos de tango), Matias Lopez (piano), Federico Sanchez (violoncelo), Pablo Aznarez (violino), Fernando Rodriguez (violino) e Marcos Ruffo (contrabaixo).
No repertório, como não poderia faltar em um espetáculo desse gênero, estão canções tradicionalíssimas, como "Mi Buenos Aires Querido", "Por una Cabeza", "El Dia que me Quieras", "A Media Luz" e "Cambalache".
A homenagem a Piazzolla, por seu papel de renovador do tango, dando-lhe uma coloração mais cosmopolita ao promover o diálogo entre este tradicional estilo argentino, o jazz e a música de concerto de Bartok e Stravinski, aparece na execução de "Libertango" e trechos da ópera "Maria de Buenos Aires".
É quando entra em cena a cantora Júlia Zenko, parceira musical de Mercedes Sosa, que já foi indicada para o Grammy Latino. Zenko passou a ser associada internacionalmente à música de Piazzolla a partir de 1997, quando gravou o papel de protagonista da ópera "Maria de Buenos Aires" para o selo internacional Teldec, com direção musical de um dos mais destacados violinistas da atualidade, Gidon Kremer.
A partir daí, Zenko realizou turnê européia com Kremer, tendo ainda se apresentado no Japão com outro grande nome da música clássica que tem se empenhado em divulgar a música de Piazzolla, o violoncelista Yo-Yo Ma.
Depois da temporada paulistana, "Señor Tango" vai para Gramado (RS), fazendo uma extensiva turnê por 16 cidades brasileiras, como Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, terminando a temporada em Belo Horizonte, no dia 27 de outubro.


SEÑOR TANGO. Quando: de hoje a qui., às 21h. Até 26/9. Onde: teatro Procópio Ferreira (r. Augusta, 2.823, tel. 3082-2409 e 3083-4475). Quanto: R$ 60 e R$ 80.



Próximo Texto: Show
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.