São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Índice

CINEMA

Evento, que começa hoje no CCSP, reúne seis produções de 2001 e 2002

Alemães exploram mutação jovem

CHRISTIAN PETERMANN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começa hoje, no Centro Cultural São Paulo, a mostra "Cinema Alemão Contemporâneo", com seis dramas com personagens em busca de um papel definido numa sociedade em constante mutação.
Os títulos são da safra 2001/2, sendo os mais ambiciosos "A Rocha" e "Berlim Fica na Alemanha". O primeiro, de Dominik Graf, dividiu opiniões por seu registro digital. Graf elaborou imagens descritas como "borradas", "cuspidas" ou de "ótica amadora". Outros enxergaram genialidade experimental nessa jornada de autodescoberta de mulher na casa dos 30 que, na Córsega, flerta com um jovem de 17 anos.
Já "Berlim Fica na Alemanha", de Hannes Stöhr, apresenta uma premissa na linha de "Adeus, Lênin!": homem passa 11 anos na prisão e, ao sair, encontra uma Berlim reunificada. Com um realismo quase documental, mas de emotividade empática, conquistou o prêmio de público durante o Festival de Berlim de 2002.
Três títulos ocupam-se com jovens. O melhor é "Coração na Cabeça", do estreante Michael Gutmann, sobre jovem que vai morar numa cidade distante onde se apaixona por uma polonesa.
E se "Excursão Familiar", de Henner Winckler, é o mais convencional dos selecionados, vale conhecer "Crianças do Gueto", de Christian Wagner: os imigrantes Maikis e seu irmão mais novo moram em Munique. Ele se junta a uma gangue de adolescentes, enquanto o irmão comete furtos na estação central, onde transa com homens por dinheiro.
A trágica realidade do imigrante é explorada com maior contundência em "Anansi". No "road movie", que vai de Gana a Berlim, quatro refugiados clandestinos buscam uma vida melhor.


CINEMA ALEMÃO CONTEMPORÂNEO. Onde: CCSP (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3277-3611). Quando: de hoje ao dia 23, a partir das 16h. Quanto: entrada franca.

Texto Anterior: Autor mostra ginga com futebol e samba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.