São Paulo, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Rec-Beat traz novos horizontes musicais

Após Carnaval no Recife, músicos se apresentam no Sesc Pompeia

Festival começa hoje com A Banda de Joseph Tourton e o argentino Kevin Johansen; segue até sábado com ska, eletrônico e ritmos latinos


Caroline Bittencourt/Divulgação
Show da banda Diversitronica, do Recife, que apresenta amanhã seu som eletrônico dançante em São Paulo, no Sesc Pompeia

FERNANDA MENA
ENVIADA ESPECIAL AO RECIFE

Após quatro dias de Carnaval, o Rec-Beat chega hoje a São Paulo para abrandar a overdose de samba e axé com novos horizontes musicais.
Uma das melhores atrações do festival no Recife, A Banda de Joseph Tourton reúne um quinteto tão jovem que ganhou o apelido de "baby jazz" e abre a noite de hoje, no Sesc Pompeia, com uma combinação afinada de samba e música experimental. Depois deles, é a vez do cantor Kevin Johansen, que não tocou na versão pernambucana do evento.
Na sexta-feira, os recifenses do Diversitronica mostram seu som eletrônico dançante com linhas de baixo que lembram New Order. Na sequência, o duo Mandensuyu apresenta um noise que flerta com Sonic Youth, feito com bateria, guitarra e gritos. No sábado tocam Ska Maria Pastore (PE) e o trio de jazz mexicano Cabezas de Cera. O grupo resgata levadas folclóricas mexicanas por meio de um som experimental hipnotizante.

Latino-americanos
Em suas investigações sonoras, o Rec-Beat 2010 apontou a música instrumental e a incorporação de ritmos latino-americanos como tendências. Juntaram essas duas diretrizes o Cabeças de Cera e a banda colombiana Puerto Candelária, que faz uma mistura da música típica do país com punk e ska.
Entre os artistas nacionais, a cantora Céu e a banda cearense Cidadão Instigado foram as atrações que reuniram maior público.
Dentro da tônica de revelar novas sonoridades, o Rec-Beat trouxe os acrianos do Caldo de Piaba, com seu rock-guitarrada-caribenho-instrumental, a paraense Gabi Amarantos, mistura de Beyoncé com Tati Quebra-Barraco do tecnobrega, e a surf music pernambucana do Radistae, que deve voltar ao Rec-Beat em 2011, após os problemas técnicos que interromperam seu show na edição deste ano.

A jornalista FERNANDA MENA viajou a convite da Prefeitura do Recife


REC-BEAT@SÃO PAULO

Quando: de hoje a sábado, às 21h
Onde: Sesc Pompeia (r. Clélia, 93, tel. 3871-7700)
Quanto: de R$ 12 (meia) a R$ 24




Próximo Texto: Saiba mais: Festival mudou o Carnaval recifense
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.