São Paulo, sábado, 18 de abril de 1998

Próximo Texto | Índice

SHOW
A cantora indiana Meeta Ravindra faz apresentação hoje, às 18h, no auditório da Associação Palas Athena
Música indiana tem porta-voz no Brasil

Reprodução
A cantora indiana Meeta Ravindra, que adapta músicas de compositores brasileiros para ritmos indianos


ALVARO MACHADO
especial para a Folha

Por esta nem os mais fanáticos cultores do aspecto "caldeirão étnico" de São Paulo esperavam. Meeta Ravindra é uma artista indiana estabelecida no ABC paulista que tenta construir uma carreira brasileira em música clássica indiana ou, fato ainda mais inusitado, adapta clássicos da MPB a estilos musicais de seu país natal.
A cantora e compositora ganha hoje à noite nova oportunidade de mostrar o seu trabalho, com o recital de lançamento de seu primeiro CD, "Bhaj Govindam (Prece para Govinda) - A Essência dos Vedas", no auditório da Associação Palas Athena.
Meeta nasceu em Sevagram, cidade fundada na região central da Índia por Mahatma Gandhi. Começou a cantar aos cinco anos no interior de templos hindus, estimulada por um avô. Sua família a propôs como discípula a um importante maestro e cantor clássico, e, em 1968, aos 14 anos, ela já ganhava prêmio de interpretação no concurso "All India Contest", em Bombaim, iniciando apresentações em todo o país e gravações para emissoras de rádio. Ao mesmo tempo, formava-se em música na Universidade de Najpur.
Porém, há dez anos, Ravindra abdicou de sua promissora trajetória no panorama da música clássica na Índia. Acompanhando seu marido, convidado para trabalhar na indústria automobilística brasileira, ela veio para São Caetano do Sul com malas cheias de saris, cuias próprias para a cozinha de seu país e cueiros para os filhos pequenos.
Passados dois ou três anos e o impacto com a cultura local -"Eu não compreendia o que eram início, meio ou fim de uma canção popular brasileira"- e as dificuldades com a língua, Meeta começou a ensinar estilos musicais indianos para alunos particulares. Atualmente organiza um curso universitário em Bauru.
No recital de hoje, Meeta deverá incluir uma nova faceta de seu trabalho. Ela está adaptando clássicos da MPB, como "Canto do Povo de Algum Lugar" (de Caetano Veloso) e "Se Eu Quiser Falar com Deus" (de Gilberto Gil), para escalas indianas.


Recital: Meeta Ravindra Quando: hoje, às 18h Onde: Associação Palas Athena (rua Leôncio de Carvalho, 99, tel.: 288-7356) Quanto: entrada franca



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.