São Paulo, segunda, 18 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Andy Summers junta a sua guitarra à do argentino-brasileiro em show gratuito no Sesc Paulista
Ex-Police lança CD com Victor Biglione

CARLOS BOZZO JUNIOR
especial para a Folha

Os guitarristas Andy Summers e Victor Biglione lançam juntos hoje, às 18h30, em show gratuito no Sesc Paulista, o CD "Strings of Desire".
Compositores, instrumentistas e arranjadores, os dois já tocaram com grandes nomes durante suas carreiras.
Summers, inglês radicado nos Estados Unidos, foi integrante da famosa banda The Police e gravou inúmeras trilhas para cinema e CDs solo.
Biglione, 40, nasceu argentino, mas é naturalizado brasileiro. Ele tem representado o Brasil em diversos festivais de jazz pelo mundo afora.
"Strings of Desire" foi gravado totalmente acústico no estúdio de Summers em Los Angeles, e traz um repertório em que jazz mistura-se com rock, frevo, samba e com o som característico proveniente dos violões "Taylor" de seis e doze cordas, utilizados pelos dois com muito suingue.
"O CD é resultado da química entre Victor e eu tocando várias músicas de que gostamos. Foi um disco feito em poucos dias, mas que resultou em uma coisa muito interessante. Na realidade, é um disco de guitarristas que tocam músicas contemporâneas para guitarra, com muita paixão e liberdade", disse o músico em entrevista à Folha, por telefone, de sua casa em Los Angeles.
Uma das músicas do CD, a única composta por Summers, soa tipicamente brasileira. É "Samba For Counting The Days".
Indagado sobre o que ele tinha em mente quando compôs o tema, o músico disse: "Quando tinha 14 anos, vi o filme "Black Orpheus', que tinha um tema formidável de Luiz Bonfá. Isso me marcou muito. Daí, estudei Villa-Lobos por muitos anos, tocando-o no violão. Acho que esse tipo de linha melódica é parte do meu pensamento musical sobre os temas brasileiros", explicou.
O encontro dos dois aconteceu há pouco tempo, em 97, quando tocaram no Brasil e na Argentina.
"Tenho um amigo e empresário, Luis Paulo Assumpção, que já trabalhava com o Andy. Ele achou que a idéia do encontro de nossas guitarras seria boa. Daí, mandei meu material para o Andy, que já me conhecia de capas de discos de MPB. Ele gostou, houve uma identificação e começamos a trocar idéias. Depois de uma excursão pelo Mercosul, achamos que tínhamos que gravar um disco", disse Biglione à Folha.
No repertório do show, além das músicas do disco, como "Frevo", de Egberto Gismonti, "Stone Flower", de Tom Jobim, "Night In Tunisia", de Dizzy Gillespie, e "Um Abraço no Bonfá", de João Gilberto, a dupla promete uma surpresa do tempo do The Police.


Show: "Strings Of Desire" Artistas: Andy Summers e Victor Biglione Quando: hoje, às 18h30
Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, tel. 011/284-2111) Quanto: gratuito


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.