São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Índice

MÚSICA

Ira! e CPM22 se apresentam na pça. Charles Miller; Inocentes tocam com o Nitrominds no Centro Cultural São Paulo

Shows travam duelo de gerações do rock

Ana Carolina Fernandes - 13.jan.2001/Folha Imagem
Nasi Valadão, vocalista do Ira!, que se apresenta hoje em frente ao Pacaembu com o grupo CPM22


SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO

Experiência ou vitalidade? Entrosamento ou entusiasmo? Separadas por uma geração ou duas no rock nacional, quatro bandas expõem ao público hoje, em dois shows distintos, as vantagens de ter uma ou outra qualidade ou, sim, das possibilidades de uni-las em uma mesma fase musical.
Na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, os veteranos do Ira!, com a carreira vitaminada por mais uma edição do formato "Acústico MTV", sobem ao palco ao lado do hardcore adocicado e bem-sucedido comercialmente do grupo CPM22, que prossegue a turnê do mais recente álbum, "Chegou a Hora de Recomeçar".
No Centro Cultural São Paulo, os Inocentes, velhos de guerra na ralação do punk paulistano, se encontram com pupilos da mesma cena, a banda Nitrominds, que estreou 13 anos mais tarde (1994), já influenciada pelo hardcore melódico californiano, com letras cantadas em inglês.
O Ira! irá comemorar na Charles Miller o disco de ouro de 50 mil cópias de seu último trabalho e mais 20 mil DVDs com apresentação de seu set acústico em que se destacam a boa versão de "Train in Vain" do Clash e das consagradas "Envelheço na Cidade" e "Longe de Tudo". Quatro músicas "elétricas", entre elas um cover de "Foxy Lady" (Jimi Hendrix), encerram o show.
"Tem sido legal ver a reação das pessoas ao disco, muitas se emocionam, fecham os olhos quando escutam as músicas, e também está se fazendo justiça a algumas canções de dez, 15 anos atrás que não estouraram na época", diz Edgard Scandurra, sobre a escolha de um repertório que não privilegiou somente os sucessos.
De exposição e vendagens de discos mais modestas, os Inocentes fazem show de seus 23 anos de carreira, com prévia de "Labirintos", o novo álbum, e execução de clássicos como "Pânico em SP" e "Rotina".
A celebração irá se estender ao Nitrominds, que aniversaria com show do disco ao vivo lançado neste ano, com músicas pinçadas de seus outros cinco discos e um EP. A banda, na base do "faça você mesmo", já fez sete turnês internacionais que passaram por Canadá, Argentina e Europa.

IRA! E CPM22. Abertura: Houdini. Onde: praça Charles Miller, s/nš, Pacaembu. Quando: hoje, a partir das 13h. Quanto: entrada franca. Promoção: rádio Mix FM e Prefeitura de São Paulo.

INOCENTES E NITROMINDS. Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro. 1.000, Paraíso, tel. 3277-3611). Quando: hoje, às 18h. Quanto: R$ 10.



Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.