São Paulo, sábado, 18 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

saiba mais

Academia fez a primeira mostra do país

DA REPORTAGEM LOCAL

A Academia Imperial de Belas Artes foi responsável pela primeira exposição de artes oficialmente realizada no Brasil, a "Exposição da Classe de Pintura Histórica", em 1829. Naquele ano, 47 obras de pintura histórica, seis estudos de arquitetura, quatro paisagens (gênero tido como menor neste período) e quatro bustos de gesso foram apresentados.
A exposição foi um sucesso, visitada por cerca de 2.000 pessoas - a população do Rio não ultrapassava a marca dos 200 mil habitantes-, e dela se ocuparam amplamente os jornais. Um catálogo da mostra foi organizado e distribuído.
O estudo de Jean Baptiste Debret para o desembarque de d. Leopoldina no Brasil (pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, atualmente em exposição na Pinacoteca) foi uma das obras a integrar a exposição. O pintor voltaria à França em 1831 e lá publicaria sua "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil".


Texto Anterior: Mostra revê missão francesa no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.