São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

TEATRO
Alunos do Célia Helena encenam peça
"Missa Leiga" expõe busca de gerações

da Redação


Um dos textos que marcou a história da dramaturgia brasileira nos anos 60 e 70, "A Missa Leiga" foi escolhido por alunos do teatro-escola Célia Helena para a temporada de finalização do curso. A obra de Chico de Assis estréia hoje nas mãos do diretor e professor Marco Antônio Rodrigues (Folias D'Arte).
"Naquela época era preciso se posicionar em relação ao regime militar, o que equivale à guerra urbana que hoje enfrentamos diariamente", afirma Rodrigues, 44.
Segundo define o autor Chico de Assis, "Missa Leiga" é "uma oração pelo destino do mundo e do homem". Traçando um paralelo entre o tempo do mundo e o tempo do templo, o texto segue o ritual da missa católica.
O elenco de 12 atores se reveza em vários papéis, formando um grande coro. Cristo é batizado e ressuscitado. Os personagens tentam resgatar a dignidade do ser humano e seu verdadeiro papel na histórica.
Rodrigues explica que a trajetória dos personagens é pontuada pelas intervenções dos atores, que reforçam o paralelo entre os fatos passados e presentes. O encenador ("Surabaya, Jhonny!") ficou surpreso com a decisão dos jovens em montar um drama que espelha a angústia dos tempos que correm.
"Para a juventude deste final de milênio, constitui um desafio não virar massa de manobra nas mãos de traficante e políticos", argumenta Rodrigues. O espetáculo é pontuado por passagens musicais (missa dos quilombos), sob direção de Dagoberto Feliz. (VS)


Peça: A Missa Leiga
Texto: Chico de Assis
Direção: Marco Antonio Rodrigues
Quando: estréia hoje, 21h; seg. a sáb., 21h; dom., 19h. Até 27/2
Onde: teatro-escola Célia Helena (r. Barão de Iguape, 113, Liberdade, tel. 279-0470)
Quanto: grátis


Texto Anterior: Música: Sesc recebe cariocas em dois shows
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.