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CRÍTICA
"Lo Schiavo" pede boa dose de patriotismo
especial para a Folha
É preciso uma boa dose de
patriotismo para conseguir encarar a montagem de "Lo
Schiavo", que encerra hoje sua
temporada paulistana antes de
embarcar para seis capitais
brasileiras.
Fernando Bicudo chama esta
de "a mais brasileira das óperas
de Carlos Gomes". E é justamente o caráter óbvio e ingênuo de sua direção cênica que
põe a produção a perder.
Pretensamente evocando
Rugendas, os simplórios cenários de Hélio Eichbauer não estavam à altura do respeitável
currículo do coreógrafo.
Em meio a estereótipos nacionalistas que alegrariam Don
e Ravel, os cantores tentavam
se encontrar em marcações cênicas que oscilavam entre o
confuso e o ridículo.
Agudos
Tendo em mãos a limitada
Orquestra Sinfônica de Minas
Gerais, Eugene Kohn revelou-se um bom regente de ópera, de
idéias bem definidas e gestos
amplos e claros. Com um elenco mais bem entrosado, teria
conseguido fazer mais música.
O problema é ter como Condessa de Boissy uma Sylvia
Klein (conhecida pelo filme
"La Serva Padrona"), que converte em guincho todos os agudos em ""staccato" requeridos
pela partitura.
Escalada em cima da hora para substituir Aprile Millo, Nina
Edwards poderia até ter cantado bem o papel de Ilara, se tivesse tido tempo de aprendê-lo. Foi, porém, constrangedor
ouvi-la tossindo em cena, enquanto o ponto berrava cada linha de seu texto.
Embora vocalmente monótono, e sem ser dotado de timbre particularmente belo, o tenor Stephen Mark Brown mostrou boa presença cênica e resistência no difícil papel de
Americo.
Se não chegou a ser um índio
Iberê antológico, o barítono
Louis Otey desincumbiu-se
com correção do personagem-título, apesar de as marcações
cênicas insistirem em fazê-lo
voltar o traseiro desnudo para
o público.
Elenco de segunda, orquestra
de terceira, encenação de quarta. Em uma montagem cujo
único item de primeira categoria é o preço dos ingressos, o
melhor é ficar em casa. Desde
1979, "Lo Schiavo" não subia
ao palco do Municipal. Carlos
Gomes, contudo, merece advogado melhor do que Fernando
Bicudo.
(IFP)
Avaliação:
Ópera: "Lo Schiavo", de Carlos
Gomes
Quando: hoje, às 20h30
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos
de Azevedo, s/nº, região central, tel.
222-8698)
Quanto: de R$ 10 a R$ 120
Patrocinadores: Petrobrás e
Eletrobrás
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