São Paulo, Segunda-feira, 19 de Julho de 1999
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CRÍTICA
"Lo Schiavo" pede boa dose de patriotismo

especial para a Folha

É preciso uma boa dose de patriotismo para conseguir encarar a montagem de "Lo Schiavo", que encerra hoje sua temporada paulistana antes de embarcar para seis capitais brasileiras.
Fernando Bicudo chama esta de "a mais brasileira das óperas de Carlos Gomes". E é justamente o caráter óbvio e ingênuo de sua direção cênica que põe a produção a perder.
Pretensamente evocando Rugendas, os simplórios cenários de Hélio Eichbauer não estavam à altura do respeitável currículo do coreógrafo.
Em meio a estereótipos nacionalistas que alegrariam Don e Ravel, os cantores tentavam se encontrar em marcações cênicas que oscilavam entre o confuso e o ridículo.

Agudos
Tendo em mãos a limitada Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Eugene Kohn revelou-se um bom regente de ópera, de idéias bem definidas e gestos amplos e claros. Com um elenco mais bem entrosado, teria conseguido fazer mais música.
O problema é ter como Condessa de Boissy uma Sylvia Klein (conhecida pelo filme "La Serva Padrona"), que converte em guincho todos os agudos em ""staccato" requeridos pela partitura.
Escalada em cima da hora para substituir Aprile Millo, Nina Edwards poderia até ter cantado bem o papel de Ilara, se tivesse tido tempo de aprendê-lo. Foi, porém, constrangedor ouvi-la tossindo em cena, enquanto o ponto berrava cada linha de seu texto.
Embora vocalmente monótono, e sem ser dotado de timbre particularmente belo, o tenor Stephen Mark Brown mostrou boa presença cênica e resistência no difícil papel de Americo.
Se não chegou a ser um índio Iberê antológico, o barítono Louis Otey desincumbiu-se com correção do personagem-título, apesar de as marcações cênicas insistirem em fazê-lo voltar o traseiro desnudo para o público.
Elenco de segunda, orquestra de terceira, encenação de quarta. Em uma montagem cujo único item de primeira categoria é o preço dos ingressos, o melhor é ficar em casa. Desde 1979, "Lo Schiavo" não subia ao palco do Municipal. Carlos Gomes, contudo, merece advogado melhor do que Fernando Bicudo. (IFP)


Avaliação:  


Ópera: "Lo Schiavo", de Carlos Gomes Quando: hoje, às 20h30 Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, região central, tel. 222-8698) Quanto: de R$ 10 a R$ 120 Patrocinadores: Petrobrás e Eletrobrás

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