São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

Índice

CINEMA

Documentário "Sem Precedentes" relata o polêmico episódio da contagem de votos na Flórida, na eleição de 2000

Filme expõe controvérsia eleitoral nos EUA

MÁRCIO SENNE DE MORAES
DA REDAÇÃO

Ninguém começa a rodar um documentário político sem ter a certeza de que pode provar uma tese, explicitando uma "verdade irrefutável". Mas há diferentes modos de fazê-lo. Michael Moore é fanfarrão, gosta de pôr personalidades em situações constrangedoras. Joan Sekler e Richard Ray Pérez escolheram outra via, a da reportagem investigativa, e realizaram um trabalho excelente.
"Sem Precedentes", atração desta noite do projeto "Dia D", no MIS, é uma daquelas raras obras em que cineastas engajados buscam compor um desenho imparcial do tema tratado -no caso, a controvérsia sobre a contagem de votos na Flórida, que conduziu George W. Bush à Casa Branca.
Sekler e Pérez nunca esconderam sua preferência pelo Partido Democrata, do candidato derrotado na eleição de 2000, Al Gore. Fizeram até um filme sobre a Convenção Nacional Democrata.
Porém, o modo como ambos contam a construção da vitória de Bush na Flórida revela um cuidado absoluto com detalhes e sua busca pelas diferentes facetas da verdade, embora muitos dos acusados não tenham respondido às perguntas dos diretores.
"Sem Precedentes" apresenta, inicialmente, as dificuldades práticas enfrentadas por inúmeros membros da comunidade negra da Flórida para votar em 2000. Mas sua intenção é mostrar que a "conspiração" teve início bem antes, quando Jeb Bush, irmão de George W., venceu a eleição para governador, em 1998.
Vale lembrar que a secretária da Justiça da Flórida à época da eleição presidencial era Katherine Harris, apontada por Jeb. Com isso, ela também era a maior autoridade eleitoral do Estado. Ora, além de tudo, Harris era chefe da campanha de Bush na Flórida.
A relação de irregularidades é longa: fraude na concepção das listas de eleitores, conflito de interesses envolvendo ministros da Suprema Corte etc. Curiosamente, todas prejudicaram grupos favoráveis aos democratas.
Estes, aliás, também são alvo dos autores do filme, já que não fizeram valer seu direito de pedir recontagem em toda a Flórida. A menos de dois meses de nova eleição nos EUA, trata-se de um ótimo e instrutivo programa.


SEM PRECEDENTES. Onde: MIS (av, Europa, 158, tel. 3062-9197). Quando: hoje e dia 26, às 19h; 25/9, às 20h30. Quanto: entrada franca.


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.