São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

LIVRO

Caio Reisewitz lança "Periferia"

Caio Reisewitz/Divulgação
Fotografia da série "Josés", incluída no livro do artista


JULIANA MONACHESI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Flores periféricas, montanhas periféricas, memórias e imaginários periféricos que o artista plástico Caio Reisewitz coleta em seus percursos por São Paulo são alguns ícones que o "leitor" vai encontrar aqui.
Leitor entre aspas porque trata-se de um livro de artista, na mais conceitual acepção do termo: sem textos, sem narrativas senão aquela formada pelas fotografias que se sucedem. São 74 páginas de imagens que evocam características identitárias e representativas de SP.
O título, "Periferia", refere-se, segundo o artista, "à forma descontrolada como a cidade vai mudando, da construção de condomínios de luxo em partes nobres da cidade à diluição de seus marcos naturais".
As fotografias escolhidas por Reisewitz para integrar o livro -resultado da bolsa estímulo recebida no 2º Prêmio Cultural Sérgio Motta, em 2001- pertencem principalmente a três séries em que ele vem trabalhando nos últimos anos.
"Conquista", imagens que resultam da apropriação de folhetos de venda de apartamento (desses que distribuem nos faróis ou que vêm encartados no jornal de domingo), cujos detalhes, refotografados, mostram encenações de felicidade; "Ocupações", série em que se mesclam silhuetas da serra da Cantareira com reproduções fotográficas de pinturas da paisagem paulistana no século 19; "Josés", montagens em que figura um garoto-propaganda de São Paulo em frente a marcos e alegorias da cidade, como árvores de ipê, a Casa de Detenção (no Carandiru), a via Dutra e o Pico do Jaraguá.
As imagens reunidas na obra oscilam entre o olhar nostálgico, como nas belas imagens da serra -uma obsessão assumida do artista-, e o olhar crítico, como na denúncia da colonização do imaginário paulistano, envaidecido com os nomes estrangeiros de seus edifícios (Miami Gardens etc.).
O lançamento deste primeiro livro de artista a ser publicado, entre inúmeros outros que Caio Reisewitz já confeccionou, é acompanhado de exposição com algumas das fotografias que integram a obra.


PERIFERIA - lançamento do livro de Caio Reisewitz. Onde: galeria Brito Cimino (r. Gomes de Carvalho, 842, tel. 3842-0634). Quando: hoje, às 20h; exposição, de ter. a sáb., das 11h às 19h; até 23/11. Quanto: entrada franca; R$ 30 (cada livro).


Texto Anterior: Hip hop: DJ Cut Chemist mostra o que se pode fazer com dois toca-discos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.