São Paulo, sábado, 20 de maio de 2006

Próximo Texto | Índice

CULTURA

Maratona de atividades, que acontece das 18h de hoje às 18h de amanhã na cidade, terá mais de 500 atividades

Virada Cultural tem segurança reforçada

DA REPORTAGEM LOCAL

A 2ª Virada Cultural da Cidade de São Paulo acontece das 18h de hoje às 18h de amanhã com policiamento reforçado em conseqüência dos ataques ocorridos no Estado nos últimos dias.
Sabe-se que haverá mais policiais nas ruas, mas não foram divulgados os números referentes à segurança. Segundo a Secretaria Municipal da Cultura, organizadora do evento, isso é uma estratégia do comando da Polícia Militar para evitar que criminosos utilizem as informações para planejar suas ações.
"Ninguém seria louco de falar para a população comparecer à Virada se houvesse qualquer perigo", disse José Roberto Sadek, secretário-adjunto da Cultura da Cidade de São Paulo. Para Sadek, a maratona cultural é uma chance para a população sair às ruas. "Virada Cultural é um evento pacífico. A cidade, em vez de ficar acuada, deve aproveitar a oportunidade para dar uma volta por cima, de recarregar as baterias."
Inspirada em eventos europeus, como a Nuit Blanche (noite branca) parisiense, a Virada Cultural paulistana conta nesta edição com mais de 500 atividades e envolve a participação de cerca de 7.000 pessoas, entre artistas e técnicos (entre 19 e 20 de novembro de 2005, datas da primeira edição do evento, ocorreram cerca de 200 atividades).
"Esse aumento aconteceu porque tivemos muita adesão de teatros, cinemas e centros culturais. Temos programações do Sesc, da Secretaria do Estado, do município e de outros centros, como o Instituto Goethe, a Sala Cinemateca, o CCBB...", diz o secretário.
A programação da Virada Cultural estará por toda a cidade, mas é a região central que concentra grande parte das atividades -e a maioria tem entrada gratuita.
A Banda Mantiqueira, por exemplo, abrirá o palco do vale do Anhangabaú com show que terá a participação do cantor João Bosco. No mesmo horário, mas no parque da Independência, no Ipiranga, Luiz Melodia mostra algumas de suas mais conhecidas canções. Já o Teatro Municipal receberá, às 19h, o cantor Francis Hime (veja quadro ao lado).
Para o público mais jovem, foi organizada a Rave no Centro, nas ruas 15 de Novembro e Álvares Penteado, com dezenas de DJs, entre eles os conhecidos Marky, Muprhy, Snoop, Camilo Rocha, Anderson Noise e Andy.
O parque da Independência será local de apresentações de dança, e centros como o CCBB e Maria Antonia abrigarão exposições.


Próximo Texto: Artes plásticas: Galeria de SP exibe o melhor da obra de Milton Dacosta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.