São Paulo, sábado, 20 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Insegurança persiste, mas cantor avança

DA REPORTAGEM LOCAL

"Intuição" , o disco, apanha Pedro Mariano num flagrante processo de amadurecimento. Ele soava inseguro demais na sua estréia, em 97, hoje ainda soa -mas os avanços são indisfarçáveis.
No todo, Pedro ainda opta por um formato musical mais quadrado, sério no sentido do compenetrado, talvez do nervoso. Faz música pop macia, mas que não desliza redonda nos ouvidos de quem percebe a tensão no fundo de sua voz e de seus arranjos.
Ela é nítida, por exemplo, na regravação (em dueto com Zélia Duncan) do standard "Você Vai Ver", de Tom Jobim. A faixa é suave e bem acabada, mas um eco de conflito com o passado ressoa em seu interior, e nela Pedro acaba parecendo um artista bem menos jovem do que é de fato.
O oposto acontece, por exemplo, em "Discos", dos integrantes do Pato Fu Fernanda Takai e John. Embora muito filtrada pelo pique de soul branco habitual em Pedro Mariano, a faixa o sintoniza com o lado mais leve de sua geração, tira do menino o mosquiteiro que parece sempre cobri-lo.
Ironicamente, o mesmo vai se dar na faixa final do disco, a antiga e bela "20 Anos Blue", a saudosista, a que a mãe Elis celebrizou. Pedro a canta com emoção que nunca deixou transparecer em qualquer gravação anterior.
Ali, está cara a cara com sua mãe, sangrando ao cantar "eu não te quero, eu te quero mal". Sofre, mas parece bem-humorado diante de tal sentimento (como, aliás, aconteceu quando cantou ao vivo "Se Eu Quiser Falar com Deus", outro sucesso na voz de Elis.
O que se ouve ali? Que o segredo da libertação do doído estigma da mãe está preso em seu próprio peito, e só sairá dali através de sua garganta. Esqueceremos todos suas conexões com Elis (mas não Elis, nunca), quando ele próprio tirá-las de letra sem sisudez.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Intuição   
Artista: Pedro Mariano
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 22, em média



Texto Anterior: Música: Pedro Mariano vai ao passado para evoluir
Próximo Texto: Artes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.