|
Próximo Texto | Índice
ARTES VISUAIS
Com curadoria de Eduardo Brandão, galeria expõe individuais de Odires Mlászho e Paulo D'Alessandro
Artista morre e renasce em duas séries
Odires Mlászho/Divulgação
![](../images/ac2008200201.jpg) |
Obra que integra a série 'Mortal Coil'do artista Odires Mlászho, que está exposta na galeria Vermelho, que também mostra o trabalho de Paulo D'Alessandro |
EDER CHIODETTO
EDITOR DE FOTOGRAFIA
Fotografias que ora se
ocultam, ora se revelam a
olhos atentos. Imagens que se organizam em camadas, sobre as
quais o olhar precisa realizar uma
espécie de escavação para alcançar seu intento. Esse é um possível
elo entre as obras de Odires Mlászho e Paulo D'Alessandro, em exposição na Galeria Vermelho.
Sob o título "A Palidez Iluminada", Odires reúne parte de duas
séries recentes de sua obra. Criador compulsivo, o artista não é
propriamente um fotógrafo. Ele
utiliza a fotografia apenas para registrar apropriações e intervenções em retratos adquiridos em
brechós. Em seu estúdio, onde há
uma espécie de mesa cirúrgica,
com estiletes, tesouras e vários
outros objetos com os quais opera
alterações nessas antigas fotografias, cria boa parte de sua mitologia, sucesso entre galeristas e colecionadores.
Na presente mostra Odires
apresenta "Animal Farejando Teu
Sono", na qual retratos de personalidades como Kant, Schiller e
Bach foram cobertos irregularmente por parafina derretida, ervas e flores desidratadas. Aqueles pequenos retratos que ornam
túmulos, em ambientes envoltos
por vela e flores são a primeira
correspondência que se pode encontrar. Daí associa-se uma metalinguagem macabra entre a
morte da fotografia (registro do
passado), das fotografias de brechó (cemitério de objetos), das
flores secas e assim por diante.
Nada, ou quase nada, parece
sobreviver na mesa cirúrgica do
artista, ainda que a reinvenção
das imagens seja uma forma de
ressurreição. Mas todas essas
questões Odires já havia salientado de forma mais contundente
em séries anteriores, como em
"A Antecâmara da Máscara".
"Animal Farejando Teu Sono"
soa como momento de estagnação, de auto-referência. A hora
de dar um salto em outra direção. Os recursos simples e surpreendentes que marcam sua
obra parecem ter, nesse trabalho,
rodado em falso. A justaposição
de retratos, parafina e vegetais
não são capazes de criar o combustível necessário para que a
obra se descole da aparente necessidade de "causar um efeito". Ironia: ao enveredar pela metalinguagem da morte, o artista acabou sendo vitimado em sua própria mesa cirúrgica.
A tese de que esse pode ter sido
um momento limítrofe para o artista é "Mortal Coil", a segunda
série da mostra que aponta para
um universo novo e inesperado.
Odires ressurge com frescor. São
imagens de sabonetes ampliadas
em grandes dimensões. Marcados
pelo uso, desgastados pelo contato com a pele, ressecados pelo
abandono... Eis aí o olho, a mente
e o coração do artista em nova
sintonia para consagrar em poesia visual o banal, o corriqueiro da
vida.
Desconstrução
D'Alessandro ocupa a parte superior da galeria com justaposições de imagens onde se alternam
canteiros de obras e ruínas de cidades como São Paulo, Roma,
Pompéia e Brasília.
O autor se utiliza do binômio
construção/destruição que tanto
serve para fixar a idéia da passagem do tempo, como para refletir
sobre noções vastas como progresso, capital e atitude do homem moderno diante do espaço
social. Trata-se de um trabalho
em progresso onde ironia e temática político-social estão melhor
balanceadas que o acabamento
formal de algumas obras.
Um mural na fachada da galeria, concebido por Lia Chaia com
sorrisos extraídos de revistas de
celebridades, recebe os visitantes
durante a exibição da mostra. Há
ainda quatro transparências de
Edouard Fraipont reunidas
numa pequena sala interna.
Odires Mlászho e Paulo
D'Alessandro
![](http://www.uol.com.br/fsp/images/ep.gif)
Quando: até 14 de setembro; ter. a
sex. das 10h às 19h, sáb. das 10h às 17h
Onde: galeria Vermelho (r. Minas Gerais, 350, 0/xx/11/3257-2033)
Quanto: grátis
Obras: de R$ 3,5 a R$ 6 mil
Próximo Texto: O bom do dia Índice
|