São Paulo, sexta, 21 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW
``Carinhoso'' e ``Lamento'' fazem parte da apresentação que comemora cem anos de nascimento do compositor
Aleh Ferreira homenageia Pixinguinha

free-lance para a Folha


O bandolinista Aleh Ferreira se encontra hoje com os grupos Regional e Quarteto de Cordas no Sesc Ipiranga para homenagear o centenário de nascimento de Pixinguinha, a ser comemorado em abril.
Na primeira parte do show, o músico toca clássicos do choro, como ``Tico-Tico no Fubá'' e ``Brasileirinho''. ``São músicas que o público de choro quer ouvir, temos que tocar'', diz Aleh Ferreira.
Com Regional e Quarteto de Cordas no palco, Aleh apresenta as canções de Pixinguinha.
``Das mais conhecidas do público, tocaremos `Carinhoso' e `Lamento''', conta.
Também estão no repertório ``Ainda me Recordo'' e ``Gargalhada'', que, segundo o bandolinista, é uma das mais difíceis de tocar, por ser muito rápida.
Não faltarão ``Um a Zero''e ``Naquele Tempo'', além de ``Ingênuo'', a música preferida de Pixinguinha. ``Para mim, Pixinguinha é o maior nome da música popular e também o mais produtivo, pois tem mais de 2.000 obras.''
De seu repertório, o bandolinista apresenta a música ``Tristezas de um Violoncelo'', com a qual ganhou dois prêmios no Festival de choro de 1994.
``Além de composições de Pixinguinha, quero mostrar a influência que ele exerceu e ainda exerce nos outros artistas'', diz.
Como faz tradicionalmente, Aleh encerrará o show com ``Ave Maria'', de Gounod. ``Sempre termino assim, pois soa como um agradecimento à vida.''
Além de tocar, Aleh contará ao público casos sobre Pixinguinha. Entre outras curiosidades, o espectador saberá de onde surgiu o apelido.
Aleh conta também que, na festa de aniversário de 70 anos, Pixinguinha veio a descobrir que estava completando 71 anos. ``Jacob do Bandolim que descobriu, pela certidão de batismo, que Pixinguinha havia nascido um ano antes do que imaginava.''
Além desse show no Sesc, Aleh Ferreira está com um outro projeto em homenagem ao centenário do compositor.
O projeto prevê o encontro de Aleh Ferreira, Regional e a Orquestra Sinfônica para gravação de um CD e a realização de um show. ``O repertório seria praticamente o mesmo deste show, mas, pela primeira vez, um grupo de choro tocaria com uma orquestra sinfônica, causando um resultado muito bonito.'' (BMB)

Show: Aleh Ferreira, Regional e Quarteto de Cordas homenageiam 100 anos de Pixinguinha Quando: hoje, às 21h Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 273-1633) Quanto: entrada franca (retirar ingressos antecipadamente)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã