São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

CARNAVAL

Casas não-convencionais incluem festas com música eletrônica, blues, cinema de arte e até canção barroca

Foliões atípicos ganham opções na cidade

BRUNO GHETTI
DA REDAÇÃO

Para alegria de uns, e, nem tanto, de outros, chegou o Carnaval. Aos ruins da cabeça e doentes do pé assumidos, mas que procuram lazer, São Paulo propicia alternativas de diversão sem samba, bailes e serpentinas.
Para fugir da folia dos clubes e bailes carnavalescos, há diversas opções de festas. Hoje acontece a CarnaTrash, versão carnavalesca da festa Trash 80's, organizada por Eneas Neto. "É o ideal para quem quer cair na gandaia longe dos bailes, dos intermináveis desfiles na televisão. É a opção pra quem quer se jogar na euforia protegendo os tímpanos do ataque das cuícas", diz Neto sobre a festa, que será no Caravaggio. Na terça, há outra festa organizada por ele: o Carnaval Kitsch, na Lega Itálica.
Para quem curte som eletrônico, há opções de casas noturnas como a eclética Lov.e, que funcionará normalmente (e sem samba) durante o fim de semana. O indie Atari Club anima os baladeiros com muito rock. A GLS Level terá dois ambientes: um carnavalesco (com marchinhas e confetes) e um "não-carnavalesco", com som eletrônico.
Aos que gostam de boa música, mas preferem um ambiente mais calmo, o Sesc oferece o programa Música no Bar, com apresentações centradas em blues: os músicos do 3Dublues se apresentam hoje, o pianista Ari Borger, amanhã, Bee Scott canta na segunda-feira e o gaitista Marcio Maresia se apresenta na terça.
E se a pessoa for mesmo um "antifolião" e quiser algo radicalmente oposto à agitação das rodas de samba, há o concerto do Appetito Musicale, que apresenta música de câmara barroca no Sesc Belenzinho, amanhã, às 11h.
Algumas exposições de artes não vão abrir durante o Carnaval, mas outras não só funcionarão normalmente, como terão entrada gratuita -caso da mostra Picasso na Oca, no Ibirapuera. Também estarão abertas ao público hoje e amanhã a mostra "Iluminar", na Faap, que fecha na segunda, mas reabre na terça.
As opções de teatro são muitas -grande parte das peças em cartaz devem se apresentar neste fim de semana, mesmo sendo Carnaval. A maioria dos cinemas também deverá funcionar normalmente, com algumas mostras temáticas do Carnaval (no CCSP) e outras nada carnavalescas. Ingmar Bergman, Luchino Visconti e Jean Renoir são alguns dos cineastas com filmes apresentados, entre terça e quinta, na sala Cinemateca. E o MIS exibe hoje e amanhã filmes sobre André Malraux e Saint-Éxupery, na mostra que homenageia escritores franceses.


Próximo Texto: Música: Com funk, DJ Mendigo subverte a filosofia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.