|
Próximo Texto | Índice
ARTES PLÁSTICAS
"Arte Aventura" reúne as pedras da produção atual da artista e uma breve retrospectiva de sua obra
Amelia Toledo amadurece conservadora
FELIPE CHAIMOVICH
CRÍTICO DA FOLHA
"Arte Aventura" é mostra
grutesca. Cristais e rocalhas conformam a produção atual
de Amelia Toledo, exibida na galeria Nara Roesler, junto a uma
breve retrospectiva de sua obra.
Durante a década de 50, a artista
formou-se em escultura, pintura,
gravura e joalheria. Mas, a partir
dos anos 60, alinhou-se à Nova
Objetividade Brasileira na crítica
aos formatos tradicionais do objeto de arte.
"Glu Glu" (1968) testemunha
aquele período. Uma garrafa de
vidro com três compartimentos
esféricos interligados contém
água e detergente. Ao virar o recipiente, o visitante vê o líquido espumante correr entre as cavidades, fazendo vez por outra um barulho similar ao título onomatopéico. "Mundo de Espelhos"
(1966/2004) é a peça mais antiga
do conjunto. Evidencia a permanência da prática construtiva no
experimentalismo plástico: quadrados de inox fendidos encaixam-se qual jogo de armar, refletindo-se entre si ao infinito. A
"Medusa" (1969) dos cabelos de
mangueira plástica cria unidades
cromáticas modulares pela intercalação de água e óleo coloridos.
A memória da ditadura ecoa na
exposição. "As Paredes Têm Ouvidos" (1975) é grupo de 11 moldes de orelha em resina translúcida colados nas paredes, em várias
alturas. O múltiplo repete-se em
todas as salas.
Entretanto a produção recente
retorna a formatos tradicionais.
As pinturas abstratas sobre tela de
aniagem tendem a uma cor dominante, seja o branco ou o laranja.
Na série "Impulsos" (2004), diversas pedras são incrustadas em
base de concreto, qual esculturas
sobre pedestal, alternando superfícies polidas e brutas, verdes e rosas. As impressões digitais, como
"Natureza e Artifício" (2004),
criam padrões geométricos com
imagens de diferentes rochas.
Por outro lado, formas orgânicas são entremescladas às pedras.
O "Poço dos Ouriços" (2004) registra em poliéster a carapaça
pontilhada do animal marinho,
criando convexidades transparentes apoiadas sobre fundo de
areia branca. Também no "Caleidoscópio" (1992), placas sinuosas
de aço reluzente fazem um biombo de espelhos curvos, deformando variadamente a imagem do espectador.
O grupo de obras selecionadas
mostra uma trajetória que tende a
um maior conservadorismo à
medida que amadurece.
Amelia Toledo
Onde: galeria Nara Roesler (av. Europa,
655, Jardim Europa, tel. 3063-2344)
Quando: seg. a sex.: 10h às 19h; sáb.:
11h às 15h; até 3/7
Quanto: entrada franca
Próximo Texto: Mulheres cantam Roberto Carlos Índice
|