São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

O BOM DO DIA
Meneses e Lanzelotte fazem concerto único
Alfa traz Bach em violoncelo e cravo

Divulgação
O violoncelista Antonio Meneses, que está hoje no Alfa Real


free-lance para a Folha

O violoncelista Antonio Meneses e a cravista Rosana Lanzelotte, dois dos mais prestigiados instrumentistas brasileiros, farão uma única apresentação hoje à noite no teatro Alfa, antigo Alfa Real, apresentando um cardápio para os fãs de Johann Sebastian Bach.
O programa, restrito às obras do compositor alemão, apresentará as sonatas "Nº 1 em Sol Maior", "Nº 2 em Ré Maior" e "Nº 3 em Sol Menor", além das suítes "Nº 4 em Mi Bemol Maior" e "Nº 5 em Dó Menor". As sonatas foram escritas para violoncelo e cravo. Já as suítes, para violoncelo solo. Meneses considera as obras de Bach para seu instrumento algumas das melhores já escritas.
"Essas composições exigem muita concentração, não só do executante, mas do público também", diz o instrumentista.

Herbert von Karajan
Pernambucano, Antonio Meneses iniciou seus estudos musicais com 10 anos de idade, sendo logo descoberto e convidado a estudar em Dusseldorf, na Alemanha.
Consagrou-se em 1977, com o prêmio do Concurso Internacional de Munique, e, em 82, conquistou a medalha de ouro do Concurso Tchaikovski, em Moscou, ex-União Soviética.
Com o prestígio adquirido, foi convidado a tocar com o reconhecido maestro Herbert von Karajan.
"Foi uma experiência muito importante para minha carreira. Apesar da fama de durão, acredito que ele era apenas tão exigente com os músicos quanto era com ele mesmo. Era um excelente profissional", conta.
Já a cravista Rosana Lanzelloti -pós-graduada no Conservatório Real de Haia, Holanda- tem em seu currículo um CD dedicado às obras de Bach que foi muito elogiado pela crítica especializada.
Sua parceria com Meneses iniciou-se em 1993, com um concerto no mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. A partir daí, já se apresentaram juntos em vários concertos, no Brasil e no resto do mundo.
Quanto à moderníssima sala de concertos a ser inaugurada na estação Júlio Prestes, em julho, Meneses, que vive na Suíça, não esconde sua vontade de se apresentar no local.
"Fui convidado para tocar com a Orquestra Sinfônica do Estado lá, no próximo ano. Sem dúvida, São Paulo precisava de algo assim. Espero que isso se estenda a outras cidades, como o Rio de Janeiro."


O quê: Antonio Meneses e Rosana Lanzelotte Quando: hoje, às 21h Onde: teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 5693-4000) Quanto: de R$ 40 a R$ 60


Texto Anterior: Música: Wanda Sá e Roberto Menescal levam bossa nova a shoppings
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.