São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA COMÉDIA

Longa se perde ao tentar atualizar Zé Colmeia

Versão reciclada da história do urso dos desenhos perde graça com roteiro sem ritmo e personagens caricatos

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fotos Divulgação
Zé Colméia e o amigo Catatau no filme de Eric Brevig

Depois de Garfield e Scooby Doo, é a vez de Zé Colmeia ser reciclado em um longa integrando animação baseada em computação gráfica e atores reais. Ao contrário dos desenhos animados originais com o personagem, que duravam poucos minutos, "Zé Colmeia - O Filme" exige trama mais complexa.
Para cumprir essa exigência, o roubo de cestas de piquenique -obsessão de Zé Colmeia e tema principal dos desenhos- aparece ao lado de outros assuntos.
Assim, a história do urso esperto que vive no parque florestal de Jellystone é "atualizada" com questões como a preservação ambiental e a corrupção dos políticos. Além disso, Zé vive em uma gruta cheia de badulaques "modernos". O parque está em crise: recebe poucos visitantes e não dá lucro há algum tempo.
Candidato ao governo do Estado, o prefeito Brown (Andrew Daly) resolve lotear o local, jurando que cada habitante vai receber um belo cheque, resultado da divisão do dinheiro da venda.
O Guarda Chico (Tom Cavanagh), que dirige o parque, e a documentarista Rachel (Anna Faris) tentam evitar o fechamento ao lado do amalucado Zé Colmeia e de seu inseparável amigo Catatau, os únicos personagens criados por computação gráfica. O conflito está servido.
No percurso, Rachel e o desajeitado Chico se apaixonam, mas o romance é insípido.
Pior que os personagens "humanos", simples caricaturas, é o roteiro sem ritmo e sem gags. A introdução de novos temas soa forçada e é uma tentativa de ampliar o público do filme, atraindo adultos ao cinema. As crianças devem gostar dos ursos, mas os adultos nostálgicos da infância talvez prefiram manter intacta a lembrança do Zé Colmeia original.

ZÉ COLMEIA - O FILME

DIREÇÃO Eric Brevig
PRODUÇÃO EUA, 2010
COM Andrew Daly, Tom Cavanagh
ONDE nos cines Boulevard
Tatuapé, Marabá, Vila Olimpia Kinoplex e circuito
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO regular


Próximo Texto: Música Erudita: Orquestra Sinfônica Municipal inicia série de concertos populares
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.