São Paulo, sábado, 23 de maio de 1998

Texto Anterior | Índice

SHOW
Banda capixaba se apresenta hoje
Manimal mostra o "Rockongo" em SP

JACIARA DE SÁ
free-lance para a Folha

O Espírito Santo "lança" grupo novo: são os integrantes da banda Manimal, que fazem show hoje no Empório Cultural.
O som que a banda faz revela a ideologia do grupo."O que queremos é resgatar o folclore capixaba", diz Fábio Carvalho, percurssionista da banda.
Esse resgate se dá por meio da mistura do congo a outros ritmos, como funk, rock, reggae e baião gravados no primeiro CD, "Manimal".
A música "Rockongo", que como o próprio nome diz, é uma mistura de congo e rock, chegou a ser incluída em uma faixa do CD "Les Découvertes 96 de RFI" (Radio Française Internationale).
RFI é a rádio para a qual a banda Manimal mandou uma fita demo com as músicas "Rockongo" e "Lugar". A primeira foi escolhida um dos melhores trabalhos independentes da América Latina.
Ela é introduzida por uma frase de Hermógenes Lima Fonseca, folclorista do Espírito Santo.
Em seguida vem um trecho de um sultra budista, mais uma forma de mostrar o Espírito Santo, já que o maior mosteiro do país está localizado no Estado.
É isso o que eles querem: sair no "manimonstro", um caminhão em que fazem as viagens, e mostrar ao país seu som.
"O congo é tocado diariamente aqui. Apesar disso, poucas pessoas fora do Espírito Santo o conhecem. A música "Madalena', gravada por Martinho da Vila, é um congo transformado em samba", diz Alexandre Lima, guitarrista.
O tambor de congo e a casaca, usados no show, foram construídos pelos próprios integrantes da banda e encourado por um dos últimos mestres de congo do país, Antonio Rosa.
Após a apresentação, a Tiroteio sobe ao palco do Empório. A banda também mistura vários ritmos e se define como "anarcosambarock".

Show: Manimal Onde: Empório Cultural ( r. Girassol, 323,tel. 870-5884) Quando: hoje, às 22h30 Quanto: couvert, R$ 10, e consumação mínima, R$ 5


Texto Anterior | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.