São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Mês Internacional traz mostras da Abrafoto, na pizzaria Cristal, e de Eduardo Muylaert, na galeria Millan
Exposição de tema ecológico é destaque

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

O 4º Mês Internacional da Fotografia continua sendo realizado, com mais de 40 mostras, em São Paulo. No final da semana passada, foram inauguradas "Perceptos" e "Tiras Compridas do Brasil".
O gaúcho Manuel da Costa está na Casa da Fotografia Fuji, com registros fotográficos da passagem do tempo, acompanhando as evoluções diárias da luz.
Um dos desafios foi acompanhar, por exemplo, as floradas de uma árvore durante um ano inteiro e até o desabrochar do brotinho de uma planta.
O artista plástico Sérgio Mancini programou a "Ecooficina", para alunos de 6 a 10 anos. As crianças irão trabalhar com sucata fotográfica para compor uma construção coletiva até o final da mostra.
Na Galeria Millan, Eduardo Muylaert está apresentando "As Tiras Compridas do Brasil", composta de 26 fotos de 12,5 cm de altura e um metro de largura.
A partir de tomadas do litoral nordestino, o fotógrafo fez ampliações e obteve resultados interessantes, como se as imagens fossem desenhos feitos com lápis comum.
A técnica também é engenhosa. Muylaert consegue descaracterizar as imagens originais, como o céu e o mar, a ponto de transformá-las em peças abstratas, explorando ainda as variações das tonalidades da cor cinza.
A coletiva da Abrafoto -Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade- foi inaugurada no começo do mês, na Pizzaria Cristal, com trabalhos de 12 fotógrafos.
A fotografia publicitária apresenta características diferentes em relação aos registros comuns.
Para obter as imagens dessa mostra, os fotógrafos cometeram uma espécie de transgressão, mostrando o lado inconformista ao subverter a ordem da encomenda.
O que deu origem a essa mostra foi o calendário 99 da Abrafoto. Participam Daniel Rosa, Márcia Ramalho, Alexandre Salgado, Paulo Mancini, Rogério Medeiros, Duda Carvalho, Freitas, Leonardo Vilela, Rui Faquini, Marcos Florence, André Abdo e Marco Mendes.

Exposição: Perceptos - Manuel da Costa
Quando: seg. a sex., das 9h às 19h; sáb., das 12h às 17h; até 21/6 Onde: Casa da Fotografia Fuji (av. Vereador José Diniz, 3.400, tel. 5091-4089

Exposição: Tiras Compridas do Brasil Quando: seg. a sex., das 14h às 20h; sáb., das 11h às 14h; até 10/6 Onde: Galeria Millan (r. Mourato Coelho, 94, tel. 852-5722) Preço das obras: R$ 800

Exposição: Abrafoto - A Última Chapa Quando: seg. a sex., das 19h às 1h; sáb. e dom. a partir das 19h; até 4/6 Onde: Pizzaria Cristal (r. Prof. Artur Ramos, 551, tel. 211-0828
Quanto: entrada franca (todas as mostras)


Texto Anterior: Família Alcântara canta suas raízes
Próximo Texto: Maluf rege complexidade de Strauss
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.