São Paulo, sábado, 23 de julho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

Orquestra do Festival realiza concerto maduro em sua primeira apresentação

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É raro que a química musical funcione de modo tão adequado entre jovens instrumentistas que tocam juntos pela primeira vez.
Confira neste domingo, às 17h, na Sala São Paulo, com o último concerto da Orquestra do Festival, regida pelo maestro Cláudio Cruz e integrada por 128 bolsistas do 42º Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Os músicos, jovens brasileiros ao lado de 30 estrangeiros, tocaram em Campos no último final de semana e fizeram cinco concertos em outras cidades paulistas.
O programa é composto de "Suíte de Études sur Paris", de Almeida Prado (1943-2010), "Concerto para Piano nº 5", de Beethoven, com o solista José Feghali, e, de Villa-Lobos, o "Choros nº 6".
Os bolsistas tiveram por uma semana aulas individuais ou em formações de câmara. Cláudio Cruz os ensaiou na semana seguinte.
Não ocorreram erros até perdoáveis, como a difícil afinação das trompas ou a diferença de intensidade no ataque das cordas. O melhor da festa viria com o "Choros nº 6". Não há instrumentos que carreguem as melodias nas costas e outros confinados ao simples acompanhamento.
Destaque, na orquestra, para o excelente primeiro oboé que introduziu dois dos temas iniciais.

ORQUESTRA DO FESTIVAL
QUANDO amanhã, às 17h
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel. 3223-3966)
QUANTO de R$20 a R$60
AVALIAÇÃO ótimo




Texto Anterior: Sinfônica do Porto inicia turnê paulista
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.