São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Stella Florence lança "Por Que os Homens Não Cortam as Unhas dos Pés?"
Autora leva unhas dos pés ao livro

LEDUSHA SPINARDI
especial para a Folha


"Por Que os Homens Não Cortam as Unhas dos Pés?"é o título do livro que Stella Florence lança hoje em SP, no bar A Lanterna. A trajetória da autora é singular.
Confesse: pelo menos uma vez na vida, numa daquelas tardes estressadas no escritório, você já olhou ao redor e se perguntou: "O que que eu estou fazendo aqui?".
A indagação é comum a todos. Em março de 96, a hoje escritora Stella Florence também se fez essa pergunta, só que do questionamento ela passou à ação imediata.
Há quatro anos, de uma hora para outra, pegou a bolsa e foi embora do escritório em que trabalhava, para nunca mais voltar.
Tendo abandonado o hábito de escrever havia dez anos, justamente o tempo em que trabalhou como secretária executiva, Stella, formada em Letras e em secretariado, passou pelo que define como um "chilique silencioso". "Foi imperioso, olhei à minha volta e tive de ir embora imediatamente", relembra. "O pior é que eu não tinha a menor idéia do que iria fazer da minha vida". Sem suspeitar, Stella ganhou de aniversário um CD que seria de importância capital na resolução do novo impasse. "Ouvir Zélia Duncan foi a diferença entre o "sim" e o "não': me lembrei da vocação há tantos anos enterrada e me lancei ao trabalho. Como uma típica ariana, mirei os chifres e fui!"
A trajetória de Stella foi relâmpago: em quatro anos escreveu dois livros e prepara o terceiro; teve o aval de escritores como Marcos Rey (1925-1999) e Mario Prata; assinou contrato com uma grande editora; e se relaciona com a mídia como veterana.
No ano passado, entrevistada pelo humorista Jô Soares ao lançar o livro decontos "Hoje Acordei Gorda", chegou a deitar no sofá para mostrar como uma gordinha se enfia numa calça com um número menor do que o seu manequim. "Quando criança, o Jô era minha única referência na televisão: ninguém se parecia comigo, só ele", exagera a escritora de 1,76 m e 78 kg.
Stella se ofende se não é reconhecida como uma pessoa gorda. "Às vezes, eu posso não parecer tão gorda, porque vivo em dieta, mas sou gorda, minhas células são, minha cabeça é e o dia em que me esquecer disso volto aos 100 quilos. Costumam me dizer que no "Hoje Acordei Gorda" eu entrei na cabeça dos gordos de maneira extremamente profunda, mas a verdade é que eu vivo nela desde que nasci!"


Livro: Por Que os Homens Não Cortam as Unhas dos Pés? Autora: Stella Florence Editora: Rocco Quanto: R$ 18 (160 págs.) Quando: hoje, às 19h Onde: bar A Lanterna (rua Fidalga, 531, Vila Madalena, tel. 211-0483)

Texto Anterior: Lançamento: "Viagem Incompleta" repensa os 500 anos
Próximo Texto: Bom do dia: Gravuras de Ron Wood são leiloadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.