São Paulo, quarta, 24 de setembro de 1997.



Próximo Texto | Índice

DESIGN
Ao completar 40 anos, criação de Sérgio Rodrigues é homenageada em mostra de produtos do designer carioca
Poltrona Mole ganha os parabéns

da Reportagem Local

Há 40 anos, o designer carioca Sérgio Rodrigues criou sua cadeira Mole. Quatro anos depois, inscreveu-a na 4ª Bienal Internacional do Móvel de Milão e levou o primeiro prêmio.
Entrou assim -pela porta da frente- na história do design mundial, e sua peça figura hoje como a única criação do design brasileiro no acervo do MoMA (Museu de Arte Moderna) de NY.
A Mole é o astro em torno do qual gira a mostra que a Sofá & Companhia abre hoje, às 19h, com várias outras obras do designer, como as cadeiras Lúcio Costa e Bule, a mesa Ari e a poltrona Moleca, a versão desmontável -para exportação- da Mole.
Mas que ninguém espere ver na Lúcio Costa conceitos do urbanista de Brasília ou formas surrealistas na Bule.
Os nomes remetem às relações pessoais de Rodrigues. Lúcio Costa, por exemplo, é amigo do designer, e Bule é o apelido de sua filha Angela. A Mole, por sua vez, foi batizada casualmente pelos próprios operários da marcenaria que a fabricava.
A relação nome/produto já dá uma dica da metodologia nada ortodoxa de Rodrigues, um arquiteto de formação que descobriu seu gosto pelo trabalho em madeira na marcenaria do tio e hoje -mesmo em seus projetos arquitetônicos- só trabalha com o nobre produto.
A Bule, por exemplo, é em madeira laqueada e lembra um ideograma, mas, segundo o designer, não tem qualquer influência oriental. Também é possível ver remissões à brasilidade no uso constante de palhinha no encosto de cadeiras, como a Lúcio Costa, ou nas tiras de couro trançado e na forma anatômica da poltrona Mole, que podem remeter às redes nordestinas.
Mas isso tudo é teoria, já que Rodrigues tampouco pensou na ruptura com as linhas geométricas da escola Bauhaus que a Mole levantou há 40 anos.
"Queria apenas uma cadeira confortável, que se ajeitasse no corpo do usuário", disse o designer-artesão, que ainda hoje se lembra das críticas que a poltrona recebeu, sendo comparada a um ovo estrelado e a uma cama de cachorro.
Aproveitando a presença do designer na cidade, a Sofá & Companhia realiza amanhã, às 11h, um debate sobre a criação de fórum de discussões sobre o móvel brasileiro.
Estarão presentes os designers Sérgio Rodrigues, Carlos Motta, Jacqueline Terpins, Luis Dias de Sá, Guinter Parchalk e Marcelo Rosembaum. O debate será mediado pelo empresário Jack Strauss, proprietário da Sofá & Companhia e criador do selo de qualidade Pró-Espuma.
(CELSO FIORAVANTE)
Mostra: 40 Anos de Mole (35 peças do designer Sérgio Rodrigues) Onde: Sofá & Companhia (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.834, tel. 852-1051, Jardins) Vernissage: hoje, às 19h Quando: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h. Até 20 de outubro



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.