São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

"PAPO MACACO"

Davi Moraes traz a herança dos Novos Baianos à sua estréia solo

Divulgação
Davi Moraes, que estréia em CD


DA REPORTAGEM LOCAL

Honrando a cada vez mais numerosa dinastia de filhos da atual MPB, Davi Moraes, 29, estréia em disco com "Papo Macaco". Seu caso é complexo porque, mais do que filho de Moraes Moreira, ele é herdeiro de toda a comunidade hippie-musical que os Novos Baianos forjaram na MPB do início dos anos 70. E é atualmente guitarrista de Caetano Veloso, também.
"Papo Macaco" moderniza todo esse referencial, lembrando o rock-samba dos Novos Baianos a todo momento (em "Favela", por exemplo). Mas agrega a isso o pop baiano contemporâneo aprendido de Margareth Menezes (como em "Na Massa"), de Carlinhos Brown e da não-baiana Marisa Monte. Ivete Sangalo, atual namorada, aparece contida nos vocais de fundo de várias faixas.
Musicalmente delicado apesar de tanta sombra, Davi apresenta seus trunfos nas canções mais amorosas, como "Bom Rapaz", "Papai Oxóssi" (parceria com o pai) e "Dentro da Minha Cabeça".
Bastante celebrado como guitarrista, em sua própria estréia solo é o uso de teclados diversos que faz uma das delícias do disco. Na ponta oposta, onde é para haver suingue Davi fica ainda a dever -é o que acontece na regravação do hino soul maldito "Rational Culture", de Tim Maia.
Nas contas finais, o saldo é a favor, e Davi se credencia a compor a geração dos novíssimos baianos. Não é culpa dele, mas pena é que a formação de novíssimos baianos, cariocas e paulistas fique cada vez mais restrita à reserva de mercado dos "filhos de". Daqui a pouco alguém vai ter que obrigar as grandes gravadoras (como a Universal, de Davi) a estipular cotas mínimas para quem não seja filho de ninguém (famoso)...
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Papo Macaco    
Artista: Davi Moraes
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 25, em média




Texto Anterior: Crítica: Repúdio às firulas diferencia novo álbum
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.