São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Índice

Cariocas mostram rap e samba engajados

Sapucahy e MV Bill tocam hoje em São Paulo para públicos distintos

Em shows na cidade, sambista e rapper misturam referências e apresentam composições com discurso político e contundente

Rachel Guedes/Folha Imagem
Leandro Sapucahy, que faz roda de samba


ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

O que Leandro Sapucahy e MV Bill têm em comum? Além de serem cariocas, ambos compõem apoiados num discurso engajado. O primeiro, apesar das letras o aproximarem do rap, faz samba. O segundo tornou-se um dos rappers mais militantes do país graças, principalmente, ao documentário "Falcão - Meninos do Tráfico".
As semelhanças param por aí, já que os dois se apresentam em São Paulo hoje para públicos totalmente distintos. MV Bill lança seu novo CD, "Falcão", em uma praça no centro, com entrada franca. Leandro Sapucahy faz uma roda de samba para "playbas" no Itaim Bibi. "O show é muito político. Fala de bala perdida, de corrupção. Tem um VJ mostrando imagens bem fortes", conta Sapucahy. "A casa é bem playboy.
Não achei que o público fosse entender. Fiquei surpreso", diz ele, que encerra temporada que começou em agosto.
Além de casa cheia, a popularidade de Sapucahy se mede pelos convidados que recebeu, entre eles, Maria Rita e Marcelo D2. Apesar de dividir os vocais com este último, ele descarta ser um rapper: "Meu disco é de samba com um discurso político. A forma como me coloco tem algo de rap." Ele vê muitas semelhanças entre seu som e o de MV Bill.
"Não adianta a gente ficar cantando o amor enquanto o outro tá se matando na rua", defende. MV Bill decidiu que a festa, com pista de skate e futebol, não seria só show: "tem que ter lazer e reflexão. Tudo que meu trabalho se propõe a fazer".

LEANDRO SAPUCAHY
Quando:
hoje, às 19h30
Onde: Na Mata Café (r. da Mata, 70, Itaim Bibi, tel. 3079-0300; R$25)

MV BILL
Quando:
hoje, às 14h30
Onde: pça. Cívica Ulysses Guimarães, pq. Dom Pedro; grátis


Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.