São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Índice

SP tem mostras de fotos entre feriados

Exposições de Voltaire Fraga, Mathieu Bernard-Reymond e Aziz Ab'Saber ficam em cartaz entre o Natal e o Réveillon

Temas abrangem desde história, como a Salvador dos anos 30 a 60, a questionamentos sobre a paisagem fotográfica


Divulgação
Foto de Mathieu Bernard-Reymond, na Caixa Cultural Sé

EDER CHIODETTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para dar ao ritmo desenfreado de fim de ano um pouco de arte, beleza e reflexão, São Paulo oferece boas opções de exposições fotográficas que ficam abertas entre Natal e Réveillon.
"Montanhas, Marinhas e Outras Miragens", no simpático Espaço Mezanino, traz artistas bem conceituados no circuito como Jurandy Valença e Márcia Xavier, ao lado de novos e promissores nomes selecionados por Renato de Cara, diretor do projeto de exposições.
O subtítulo da mostra levanta uma questão a que os artistas tentam responder com proposições muito distintas na forma, mas com força contemporânea: "A paisagem fotográfica de ontem é a mesma de hoje?".
"Revoada", de Roberta Dabdab, responde à questão com ótima provocação: tons de azul preenchem áreas quadradas, orbitadas por um solitário quadro negro. Trata-se de uma imagem digital -com arquivo binário esvaziado de informação- com a matéria -o pixel, a carne que o forma- exposta.
Com o realismo abstraído no processo, resta a poética das relações cromáticas entre a ave negra que voa e as nuvens brancas que matizam os tons de azul do céu, abrindo diálogo inesperado com a pintura concretista.
Para quem estiver pelo centro a opção é a mostra "(TV)", do francês Mathieu Bernard-Reymond, 32, recém-inaugurada na Caixa Cultural da Sé.
Com 14 imagens ampliadas, "(TV)" parte da premissa de que os personagens fictícios dos programas de televisão estão invadindo as grandes cidades à noite, o que lhe confere uma atmosfera curiosa em imagens com iluminação pós-construída. No mesmo prédio é possível ver "Imagens e Paisagens do Mundo Árabe e o Brasil de Aziz Ab'Saber", com acervo do Instituto Árabe de Paris e do geógrafo Aziz Ab'Saber.
Para quem preferir uma mirada mais histórica e documental, há a mostra "Abundante Cidade - Dessemelhante Bahia", na Pinacoteca do Estado, do fotógrafo baiano Voltaire Fraga, morto em 2006 aos 94 anos.
Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra exibe cem fotografias em preto-e-branco de Salvador, entre os anos 30 e 60.
O título da mostra, inspirado em verso de Gregório de Mattos, serve de mote para os sincretismos e as peculiaridades da paisagem soteropolitana que por vezes guardam grande similaridade com a obra de Pierre Verger (1902-1996).


Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.