São Paulo, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 1999
Próximo Texto | Índice

SHOW
O duo de violões faz único show no Teatro Municipal juntando as melhores composições de seus quatro discos
Duofel festeja 20 anos gravando CD

PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

O Duofel comemora seus 20 anos de carreira gravando o CD "Vinte" ao vivo, no show que faz hojeno Teatro Municipal, ao lado do "padrinho" Hermeto Pascoal -em primeira apresentação com o duo-, Oswaldinho do Acordeon e dos percussionistas Luiz Carlos de Paula e Fábio Pascoal.
Quem pensa que o dueto de violões começou em 79 está enganado. Na verdade, o paulista Luiz Bueno e o alagoano Fernando Melo criaram o Duofel (o nome vem de "duo", "fe"rnando e "l"uiz) em 1978, quando trocaram as cordas nervosas da guitarra e baixo da banda de rock progressivo Boissucanga e resolveram arriscar os acordes do violão -um instrumento "difícil, com apenas cinco notas ao invés das sete do piano", como aponta Luiz.
"Resolvi largar a guitarra, e o Fernando, o baixo, e tentar um leque maior de estilos musicais que abraçassem a cultura musical brasileira. Para isso, fizemos uma viagem por todo o país, parando em inúmeras cidades, nos apresentando e tirando uns trocados para prosseguirmos. Foi a coisa mais importante de nossas carreiras, exatamente em 78, quando começou o Duofel", diz Luiz Bueno.
O músico explica que não foi possível viabilizar o projeto dos 20 anos pela dificuldade de patrocínio em ano de Copa do Mundo.
O Duofel acabou comemorando suas duas décadas em pleno Central Park nova-iorquino, em 98.
E o exterior não é terra estrangeira para o duo, que já havia se apresentado na Alemanha, França, Áustria, Bélgica, Suíça e Itália.
"Nosso primeiro CD, em 90, foi gravado na Alemanha, um ano após pensarmos em terminar a dupla, devido às dificuldades. Foram Tetê Espínola e Arrigo Barnabé que nos convidaram para uma turnê na Europa", afirma Bueno.
A "música plena"-como Luiz Bueno a classifica- mistura sons harmônicos e dissonantes para criar um som melódico que, apesar de difícil realização por parte dos músicos (ambos autodidatas, nunca atidos às cartilhas e teorias musicais), tem um resultado "fácil", agradável de se ouvir. Há sons que imitam tambores, rabecas etc., todos vindos do dedilhar de violões.
A apresentação de hoje mostra composições inéditas e junta os trabalhos dos quatro CDs lançados pelo duo -"As Cores do Brasil", "Duofel", "Espelho das Águas" e "Kids of Brazil", todos com composições próprias.
"Há quem diga que o trabalho de um músico só aparece após dez anos de carreira, daí vindo o reconhecimento. O nosso não foi muito diferente", brinca Luiz Bueno.

Show: Duofel em "Vinte" Quando: hoje, às 21h Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698) Quanto: entrada franca Patrocinador: Mitsubishi Motors


Próximo Texto: Convites se estendem ao samba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.