São Paulo, sábado, 25 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor fundou Arena

free-lance para a Folha

O diretor, ator e dramaturgo José Renato, 73, faz parte da história do teatro brasileiro. Em 50 anos de carreira, ele escreveu sete peças e dirigiu mais de 50.
Sua trajetória passa pelo ideal de popularização e inovação do teatro. Em 1950, fundou a Companhia de Teatro de Arena, que colocou em prática uma nova linguagem cênica e revolucionou as formas e a temática da dramaturgia no país.
José Renato montou um espaço que propiciava total integração com o público, em função da proximidade física da platéia com os atores. A montagem de "Uma Mulher e Três Palhaços", de Marcel Achard, deu início a essa nova concepção de forma.
Consciente da importância social do teatro, o diretor começou a trabalhar textos politicamente engajados e levá-los para as fábricas, escolas e casas de família.
Com produções baratas, o Arena valorizava autores novos de textos que refletiam a cultura popular brasileira, como Augusto Boal e Oduvaldo Vianna Filho. "Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri, trouxe pela primeira vez operários como personagens principais da trama.


Texto Anterior: Teatro: Brian Friel estréia com "Visão Cega"
Próximo Texto: Música: Hermeto e Arismar trocam influências
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.