São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2005

Texto Anterior | Índice

Montagem de 65 tinha Autran e Nara Leão

DA REPORTAGEM LOCAL

Paulo Autran, Tereza Rachel, Nara Leão (1942-89) e Oduvaldo Vianna Filho (1936-74) protagonizaram a primeira versão de "Liberdade, Liberdade" (1965).
A peça surgiu logo após o show "Opinião", daí a parceria do grupo carioca de mesmo nome com o Arena, de SP. Os verbos da vez eram reclamar, denunciar, protestar e, sobretudo, alertar, como escreveu Millôr.
O diretor Flávio Rangel deixou-se levar pela urgência daquele primeiro ano sob ditadura. "Também tenho minhas dúvidas de que um palco seja uma trincheira, mas faço o que posso."
Em meio a citações de Voltaire, Shakespeare, Büchner etc., havia brecha para o humor: "E, se [o governo] continuar permitindo espetáculos como este, com tudo o que a gente já disse e ainda vai dizer, nós vamos acabar caindo numa democracia!", afirmava um dos atores.
O projeto Teatro nas Universidades é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo, com realização da Nicete Bruno Produções Artísticas e da Cia. Jaboticaba de Cinema e Teatro.


Texto Anterior: Peça "Liberdade, Liberdade" volta ao palco aos 40 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.