São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Índice

MÚSICA

Veterano da black music nacional reúne amigos e antigos parceiros de banda em show, hoje, no Sesc Pompéia

Skowa e seu grêmio voltam em busca da "pura diversão"

Divulgação
O músico e compositor Skowa, que se apresenta hoje no Sesc Pompéia


DIEGO ASSIS
DA REDAÇÃO

Dentro ou fora de moda, não importa: tudo o que o Grêmio Recreativo Amigos do Samba, Rock, Funk & Soul, liderado pelo soulman veterano Skowa, 47, quer é tocar música para seu próprio divertimento. Do público também.
Skowa e o grêmio apresentam-se hoje, às 21h, na choperia do Sesc Pompéia, local -assim como o repertório recheado de sucessos da black music nacional- aparentemente escolhido a dedo: "Nunca tivemos pretensão de gravar disco ou fazer carreira. Quando éramos chamados para um show, estávamos mais preocupados com a infraestrutura do que com o resto. Tinha que ter uma boa aparelhagem e também aquela cervejinha...", diz o músico, referindo-se à formação inicial do grêmio, lá pelo início dos anos 90, quando era reforçado por nomes como Azael Rodrigues, Waldyr Carvalho, Theo Werneck e Maurício Pereira, entre outros.
"Acho que profissionalismo demais tira o tesão do músico, que passa a ver seu trabalho só como um meio de sobrevivência. Você não tem paciência de ouvir outras músicas", diz o compositor, que andou meio sumido produzindo seu disco solo e de outros grupos, trabalhando com Jorge Ben Jor -com que gravou "Princesa", para uma novela da Globo, entre outras parcerias- e até criando trilhas para o infantil "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura.
Mas que ninguém duvide que sua praia é mesmo a da música negra, do swing e do soul. Com um time de 11 músicos (baixo, guitarra, teclado, bateria, percussão, naipe de quatro metais e dois backing vocals), Skowa promete tocar o que sempre fez há pelo menos 20 anos. "Toda moda passa. Na época do surgimento do que hoje se chama de samba-rock ninguém usava esse nome", destaca. "Mas, se essa onda serviu para alguma coisa, foi para as pessoas se lembrarem de nomes como o de Luiz Wagner e para confirmar a influência de Jorge Ben Jor na música pop do país."
Além dos dois supracitados pelo próprio, composições de Tim Maia ("Terapêutica do Grito"), Cassiano ("Beco sem Saída"), entre outros, têm tido presença certa no repertório do grupo, que, neste show, conta também com a participação do DJ Don KB, conhecido por seu set list na casa noturna Urbano, onde Skowa também realiza temporada.

SKOWA E GRÊMIO RECREATIVO AMIGOS DO SAMBA, ROCK, FUNK & SOUL - show com clássicos da black music nacional. Quando: hoje, a partir das 21h. Onde: Sesc Pompéia - choperia (r. Clélia, 93, tel. 3871-7700). Quanto: de R$ 7,50 a R$ 15.



Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.