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MERCADO EDITORIAL
Símbolo lança novas revistas para o público negro
'Raça Brasil' comemora seu 1º
aniversário com dois 'filhotes'
da Redação
A publicação "Raça Brasil", um
ano após vender 200 mil exemplares ao surgir no mercado editorial,
pela editora Símbolo, como "a revista dos negros brasileiros", entra
em seu segundo ano com dois "filhotes": as revistas "Visual da Raça" (mensal) e "Som Black" (em
média, trimestral).
"Raça Brasil", que tem tiragem
mensal atualmente de 150 mil
exemplares, surgiu em setembro
de 1996, com reportagens de beleza, moda, serviço, cultura, culinária, comportamento e até horóscopo dedicado ao público negro.
"Durante um ano, ficamos pesquisando e tentando achar uma
fórmula para a revista", diz Beto
Melo, vice-presidente editorial da
Símbolo.
Após o sucesso inicial, "Raça
Brasil", de acordo com Melo, teve
que se adaptar ao perfil de seu público, variado e, portanto, difícil
de satisfazer. "Todas as revistas da
Símbolo têm um público bem definido, mas no caso da 'Raça', pelo
fato de ser a única publicação voltada para negros, ela teve que ser
interessante a toda a família negra
brasileira. Hoje sabemos que 70%
de nosso público é feminino e jovem, tem menos de 30 anos."
De acordo com Melo, poucas
inovações serão introduzidas na
revista, que deverá apresentar mudanças apenas quanto à abordagem de temas comuns da publicação, como o preconceito racial.
"Aprendemos também que o
negro brasileiro quer mais integração do que conflito. Nossas matérias de comportamento eram só de
denúncia, então agora queremos
dar uma orientação de como o leitor deve agir quanto ao preconceito no dia-a-dia. Na edição de setembro, já publicamos uma matéria sobre como reagir diante de situações discriminatórias sutis, para que o preconceito seja encarado
de frente."
Lançamentos
A "Visual da Raça", revista
mensal criada pela equipe de "Raça Brasil" e especializada em tratamentos de beleza para os cabelos,
está na quarta edição e tem tiragem média de 50 mil exemplares
por mês.
Menos regular é a "Som Black",
outra publicação desenvolvida a
partir de "Raça", criada exclusivamente para tratar de música negra. A revista, trimestral, teve tiragem de 40 mil exemplares, ao trazer uma reportagem especial sobre
o grupo de rap Racionais MC, e deve ter novo número publicado
apenas no final do ano.
Para outubro, "Raça Brasil" traz
na capa a cantora Simone Moreno
e Alexandre, vocalista do grupo de
pagode mineiro Só para Contrariar. Em novembro, a revista tem
como tema a consciência negra.
(DENISE MOTA)
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