São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO EDITORIAL
Símbolo lança novas revistas para o público negro
'Raça Brasil' comemora seu 1º aniversário com dois 'filhotes'

da Redação

A publicação "Raça Brasil", um ano após vender 200 mil exemplares ao surgir no mercado editorial, pela editora Símbolo, como "a revista dos negros brasileiros", entra em seu segundo ano com dois "filhotes": as revistas "Visual da Raça" (mensal) e "Som Black" (em média, trimestral).
"Raça Brasil", que tem tiragem mensal atualmente de 150 mil exemplares, surgiu em setembro de 1996, com reportagens de beleza, moda, serviço, cultura, culinária, comportamento e até horóscopo dedicado ao público negro.
"Durante um ano, ficamos pesquisando e tentando achar uma fórmula para a revista", diz Beto Melo, vice-presidente editorial da Símbolo.
Após o sucesso inicial, "Raça Brasil", de acordo com Melo, teve que se adaptar ao perfil de seu público, variado e, portanto, difícil de satisfazer. "Todas as revistas da Símbolo têm um público bem definido, mas no caso da 'Raça', pelo fato de ser a única publicação voltada para negros, ela teve que ser interessante a toda a família negra brasileira. Hoje sabemos que 70% de nosso público é feminino e jovem, tem menos de 30 anos."
De acordo com Melo, poucas inovações serão introduzidas na revista, que deverá apresentar mudanças apenas quanto à abordagem de temas comuns da publicação, como o preconceito racial.
"Aprendemos também que o negro brasileiro quer mais integração do que conflito. Nossas matérias de comportamento eram só de denúncia, então agora queremos dar uma orientação de como o leitor deve agir quanto ao preconceito no dia-a-dia. Na edição de setembro, já publicamos uma matéria sobre como reagir diante de situações discriminatórias sutis, para que o preconceito seja encarado de frente."
Lançamentos
A "Visual da Raça", revista mensal criada pela equipe de "Raça Brasil" e especializada em tratamentos de beleza para os cabelos, está na quarta edição e tem tiragem média de 50 mil exemplares por mês.
Menos regular é a "Som Black", outra publicação desenvolvida a partir de "Raça", criada exclusivamente para tratar de música negra. A revista, trimestral, teve tiragem de 40 mil exemplares, ao trazer uma reportagem especial sobre o grupo de rap Racionais MC, e deve ter novo número publicado apenas no final do ano.
Para outubro, "Raça Brasil" traz na capa a cantora Simone Moreno e Alexandre, vocalista do grupo de pagode mineiro Só para Contrariar. Em novembro, a revista tem como tema a consciência negra.
(DENISE MOTA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.