São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Matheus Rocha Pitta monta sua "Jazida" na Millan

DA REPORTAGEM LOCAL

Pouco a pouco, as antigas latas de metal que guardavam rolos de filme na Cinemateca do MAM-RJ vão sendo substituídas por latas de plástico. Para onde vão essas velhas embalagens, a maioria delas oxidada pelo tempo? Pelo menos 500 delas vão para a instalação "Jazida", que o mineiro Matheus Rocha Pitta inaugura hoje na galeria Millan. Montada no primeiro piso, a instalação é uma espécie de "sala dentro da sala" estruturada com prateleiras de ferro. Empilhadas e acumuladas sobre as prateleiras, as latas estabelecem uma analogia com os depósitos do mercado financeiro -são moedas em grande escala.
Para entrar na instalação, o artista oferece máscaras aos espectadores: respirar o ácido acético concentrado nas latas pode causar danos ao organismo. A individual reúne ainda dois vídeos e três séries fotográficas. No segundo andar da galeria, Otavio Schipper apresenta conjunto de 28 aquarelas. Formado em física, o artista procurou investigar conceitos relacionados ao tempo, limite e corpo em seus desenhos.
"As imagens que Schipper aborda [...] apresentam seu tempo próprio e compactado", escreve Tunga no catálogo. (GL)


MATHEUS ROCHA PITTA E OTAVIO SCHIPPER
Quando:
abertura hoje, às 20h (para convidados); de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 15h; até 22/7
Onde: galeria Millan (r. Fradique Coutinho, 1.360, tel. 3031-6007)
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Três mostras contemplam trabalho de Edith Derdyk
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.