São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Dostoiévski também inspira a peça "Lázaro"

DA REPORTAGEM LOCAL

"Crime e Castigo", de Dostoiévski (1821-81), também é mote para o espetáculo "Lázaro", em cartaz no teatro Augusta, em São Paulo. A peça da Cia. de Estudo Teatral é adaptado e dirigido por Ruy Cortez. Como na obra-prima do autor, traduzida direto do russo por Paulo Bezerra em 2001 (ed. 34), "Lázaro" trata de um jovem estudante que comete um crime e tenta justificá-lo teorizando que homens como Napoleão e César foram assassinos absolvidos pela História.
O personagem-título da peça mergulha no seguinte conflito: passar por cima da consciência e continuar seu caminho, como os grandes homens, ou admitir que não é um Napoleão. "Procuramos contrapor a Rússia do século 19 à realidade que vivemos atualmente", afirma Cortez.
Criada por artistas formados no Teatro Escola Célia Helena, a cia. de Estudo Teatral viajou à Rússia, onde conheceu São Petersburgo. É nessa cidade que se passa a ação do livro e onde Dostoiévski morou.


LÁZARO
Quando:
sex. e sáb., às 21h, e dom., às 20h; até 17/12
Onde: Centro Cultural São Paulo -espaço cênico Ademar Guerra (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3383-3402)
Quanto: R$ 10


Texto Anterior: Atriz compõe e toca violino em banda de rock
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.