São Paulo, Quinta-feira, 28 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Mostra "Sentido Oculto" abre hoje para convidados
Rodrigo Ribeiro registra dueto entre a pintura e a Polaroid

Divulgação
Foto de Rodrigo Ribeiro, que integra a exposição "Sentido Oculto", que abre no Popular


ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Há um ponto no qual a fotografia instantânea da Polaroid pode encontrar-se com a pintura, sobretudo quando o fotógrafo utiliza a luz como um pincel.
As imagens que Rodrigo Ribeiro criou para sua exposição "Sentido Oculto", que abre hoje no espaço de arte do Popular, são a prova desse encontro. Ribeiro passou três anos fotografando com uma câmera caseira da Polaroid, a SX-70, sem nenhum recurso, trabalhando só com a luz contínua dos refletores do estúdio.
O fotógrafo projetava as luzes sobre os modelos (vivos), colocando sobre os refletores gelatinas coloridas, enfatizando as cores verde, vermelha e azul. Depois afinava a iluminação recorrendo aos cartões escuros, que funcionaram como rebatedores e isoladores de excesso de luz.
Um dos exemplos da qualidade de suas fotos é a do corpo nu de uma mulher. Seu pano de fundo é um refletor recoberto por uma gelatina azul. A cor vermelha sobre o corpo e as pinceladas escuras foram produzidas pelo direcionamento de refletores laterais.
Para melhor visualização do ensaio, algumas fotos foram montadas em painéis de 15 por 15 cm e de 60 por 60 cm. Outras estão dispostas solitariamente no mesmo tamanho produzido pela câmera, 11 por 9 cm.



Exposição: Sentido Oculto Quando: hoje, às 20h (só para convidados); seg. a sex., das 10h às 20h; sáb., das 10h às 17h; até 27 de novembro Onde: Popular (r. da Mata, 70, Itaim Bibi, tel. 883-0300) Quanto: entrada franca Preços das obras: de R$ 500 a R$ 1.500


Texto Anterior: Teatro: Essência do Nô é meta em "Solitude"
Próximo Texto: Artes: MAM abre filial em Higienópolis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.