São Paulo, quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Filme-show de Michael Jackson estreia hoje

Fãs criam site para boicotar longa, que traz coreografias

Danny Moloshok/Reuter
Fãs fazem fila nos EUA para ingressos da pré estreia de "This is It", que aconteceu ontem

FERNANDA EZABELLA
DA REPORTAGEM LOCAL

E no 124º dia, Michael Jackson ressuscitou.
Ou pelo menos é essa a sensação que fica com todo o aparato midiático para divulgar "This Is It", o filme-show com os ensaios da turnê que não aconteceu, devido a sua morte, em 25 de junho, aos 50 anos.
A pré-estreia do longa estava programada para a noite de ontem, em 30 cidades do mundo, incluindo São Paulo, com transmissões ao vivo na internet da première em Los Angeles. O filme entra em circuito hoje, em 200 salas de cinema no Brasil, onde 50 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, metade só na internet, informa a distribuidora de "This Is It" no país.
O filme é feito a partir de mais de cem horas de cenas de bastidores dos ensaios, entre março e junho deste ano, mostrando Jackson cantando e coreografando várias músicas para a turnê de 50 shows, que aconteceria em Londres, a partir de julho deste ano. Os ingressos já estavam esgotados.

Boicote dos fãs
Mas nem tudo são flores nesse retorno retumbante de Michael Jackson.
Um grupo de fãs que costumava seguir o músico está em campanha para boicotar o filme, num manifesto que pode ser lido no site This Is Not It (www.this-is-not-it.com).
Eles pretendem ainda distribuir panfletos nos cinemas para provar que o músico estava sendo explorado pelas empresas organizadoras da turnê. No site, fãs ao redor do mundo podem fazer download do panfleto em várias línguas, como russo, japonês e espanhol -até o fechamento desta edição, não existia versão em português.
"O verdadeiro estado de saúde de Michael Jackson está sendo escondido de vocês por aqueles que estão lucrando com as exibições do filme "This Is It'", diz o site.
A página ainda divide o filme entre "o que você vai ver", como muitas luzes e coreografias incríveis, e "o que você não vai ver", como: "Kenny Ortega, diretor do filme e da turnê, tendo que ajudar Michael Jackson a subir escadas, ajudando-o a comer e cortando sua comida".
Os fãs também afirmam que Jackson estava tão doente que frequentemente ficava "confuso e grogue, esquecendo as letras de suas próprias músicas durante os ensaios". Mas isso, eles dizem, também ficou de fora do filme.
Detalhes da autópsia do corpo de Jackson, divulgados neste mês, revelaram que havia perfurações nos seu braços, cicatrizes no rosto e pescoço. Ele estava com 62 kg e, apesar de apresentar artrite e danos nos pulmões, o que causou sua morte foi a forte dose de anestésico que consumiu.

A crítica de Liz Taylor
Mantido em segredo da imprensa, o filme foi exibido para amigos próximos, como a atriz Elizabeth Taylor, 77. Na segunda-feira, ela comentou no microblog Twitter que "This Is It" era "o filme mais brilhante que eu já vi na vida".
"Você vê a genialidade de Michael florescendo na frente de seus olhos neste filme único graças a Kenny Ortega e sua equipe", derrete-se Taylor.


Próximo Texto: Crítica/ "Till, a Saga de um Herói Torto": Peça consagra a arte de narrar de Luiz Alberto de Abreu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.