São Paulo, terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Powell e Pressburger ganham mostra em SP

CCBB exibe 23 títulos da dupla de diretores, ídolos de Coppola, De Palma e Scorsese

Divulgação
Cena de "Sei Onde Fica o Paraíso", de Powell e Pressburger

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Depois do aperitivo de "Tetro", de Francis Ford Coppola, agora vem o banquete: a mostra "The Archers - Os Filmes de Michael Powell e Emeric Pressburger", no Centro Cultural Banco do Brasil, com 23 filmes de uma das mais sólidas, bem-sucedidas e criativas parcerias da história do cinema.
O primeiro era um diretor inglês que, a exemplo de Hitchcock, escalou os degraus do sistema de estúdios britânico. O segundo, um jornalista judeu, húngaro, que começou a carreira como roteirista em Berlim e se refugiou em Londres com a ameaça nazista.
Em 1939, eles começaram a trabalhar juntos. Em 1942, passaram a assinar seus filmes como uma dupla. No ano seguinte, fundaram a produtora The Archers.
Realizaram filmes que uniram sucesso de público e reconhecimento da crítica, como "Narciso Negro" (1947), "Onde o Rio Acaba" (1947), ambientado no Brasil e com participação de Bibi Ferreira, e o célebre musical "Os Sapatinhos Vermelhos" (1948).
Mas, a partir de "Tortura do Medo" (1960), assinado apenas por Powell e rechaçado por suas imagens de violência, eles caíram em certo ostracismo -do qual só viriam a ser resgatados pela geração de Coppola e Scorsese.
Os dois sempre recusaram o rótulo de "autores". Mas seus filmes -exemplos acabados de como as imagens podem dizer mais do que as palavras- foram a melhor negação dessa negação.
Powell assim explica: "Vivo o cinema. Eu o escolhi com 16 anos e, a partir daí, minhas memórias coincidem com a história do cinema. Não sou um diretor com um estilo pessoal, sou simplesmente cinema".

THE ARCHERS

QUANDO de hoje a 16/1
ONDE CCBB (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651)
QUANTO R$ 4
CLASSIFICAÇÃO livre


Próximo Texto: Destaques da mostra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.