São Paulo, terça-feira, 28 de dezembro de 2010
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Powell e Pressburger ganham mostra em SP CCBB exibe 23 títulos da dupla de diretores, ídolos de Coppola, De Palma e Scorsese
RICARDO CALIL CRÍTICO DA FOLHA Depois do aperitivo de "Tetro", de Francis Ford Coppola, agora vem o banquete: a mostra "The Archers - Os Filmes de Michael Powell e Emeric Pressburger", no Centro Cultural Banco do Brasil, com 23 filmes de uma das mais sólidas, bem-sucedidas e criativas parcerias da história do cinema. O primeiro era um diretor inglês que, a exemplo de Hitchcock, escalou os degraus do sistema de estúdios britânico. O segundo, um jornalista judeu, húngaro, que começou a carreira como roteirista em Berlim e se refugiou em Londres com a ameaça nazista. Em 1939, eles começaram a trabalhar juntos. Em 1942, passaram a assinar seus filmes como uma dupla. No ano seguinte, fundaram a produtora The Archers. Realizaram filmes que uniram sucesso de público e reconhecimento da crítica, como "Narciso Negro" (1947), "Onde o Rio Acaba" (1947), ambientado no Brasil e com participação de Bibi Ferreira, e o célebre musical "Os Sapatinhos Vermelhos" (1948). Mas, a partir de "Tortura do Medo" (1960), assinado apenas por Powell e rechaçado por suas imagens de violência, eles caíram em certo ostracismo -do qual só viriam a ser resgatados pela geração de Coppola e Scorsese. Os dois sempre recusaram o rótulo de "autores". Mas seus filmes -exemplos acabados de como as imagens podem dizer mais do que as palavras- foram a melhor negação dessa negação. Powell assim explica: "Vivo o cinema. Eu o escolhi com 16 anos e, a partir daí, minhas memórias coincidem com a história do cinema. Não sou um diretor com um estilo pessoal, sou simplesmente cinema". THE ARCHERS QUANDO de hoje a 16/1 ONDE CCBB (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651) QUANTO R$ 4 CLASSIFICAÇÃO livre Próximo Texto: Destaques da mostra Índice | Comunicar Erros |
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