São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dinamarqueses misturam jazz, folk e Chico Buarque em shows

Soren Bebe Trio promete homenagem a brasileiro em mostra

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Dinamarca também sabe fazer jazz. E de forma bastante diversificada. Isso é o que prometem mostrar, hoje e amanhã, o Soren Bebe Trio e o quarteto Jakob Davidsen Mangfoldighed. O encontro do jazz com elementos do folk escandinavo e da música erudita contemporânea forma o cardápio do grupo liderado pelo pianista Jakob Davidsen. Formado em 2005, o Mangfoldighed, que significa multiplicidade, desembarca no país apoiado em clarinete, tuba, piano e bateria.
"Vamos apresentar músicas escritas por mim e arranjos de canções folclóricas dinamarquesas criados especialmente para esses concertos", disse Davidsen à Folha.
"O nome do grupo é uma homenagem à diversidade da vida, da arte, da sociedade e da natureza. O grupo representa uma paleta musical que traz jazz, música folclórica e clássico contemporâneo, todos conectados em um entendimento mútuo, quase metafísico", diz.
Já o trio do pianista Soren Bebe lida com uma visada mais tradicional. Armado sobre a estrutura clássica de piano-baixo-bateria, o trio, formado em 2008, exibe um jazz intimista e expressivo, sem arroubos.
"O público irá conhecer um pouco do moderno jazz dinamarquês. Vamos apresentar canções de nossos dois álbuns, além de uma pequena peça em homenagem à música de seu país", disse Bebe, que prometeu tocar um tema de Chico Buarque.
"A música brasileira é muito conhecida na Dinamarca, especialmente os antigos mestres, como Tom Jobim, João Gilberto e Hermeto Pascoal. Um dos primeiros discos que ganhei do meu pai quando garoto foi o maravilhoso "Getz/Gilberto'", afirma Bebe.
Além dos dois conjuntos de jazz, o grupo de rock Efterklang, marcado por batidas eletrônicas e certo experimentalismo, completa o breve panorama da música dinamarquesa atual.

MOSTRA DE MÚSICA DINAMARQUESA

QUANDO hoje, às 21h (Jakob Davidsen Mangfoldighed), e amanhã, às 18h (Soren Bebe)
ONDE Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1.000, tel. 2076-9700)
QUANTO de R$ 8 a R$ 32
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Texto Anterior: Obra de Albee ganha montagem refinada
Próximo Texto: Cinema: Festival on-line de filmes franceses termina hoje com 800 mil acessos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.