São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Poeta é homenageado no Sesc Ipiranga em apresentações com os atores Chico Diaz e Mika Lins, entre outros

Neruda, 100, ganha peça, mostra e recital

Greg Salibian/Folha Imagem
A atriz Leona Cavalli, que está no elenco do recital "Pablo Neruda: Memórias, Poemas e Canções"


DA REPORTAGEM LOCAL

Em 12 de julho, se completam cem anos do nascimento do poeta chileno Pablo Neruda (1904-73), homem que sublimou a vida em metáforas, não raras vezes esculpidas em realidades tão doloridas quanto a morte da mãe ao primeiro mês de vida ou à sua própria, 12 dias após o golpe que derrubou o presidente Salvador Allende.
O poeta da resistência política, marxista, mas também o poeta do amor, da amizade, do mar, das viagens e da natureza é chamado ao Sesc Ipiranga nas próximas três semanas, na programação do Fórum Cultural Mundial.
Inclui uma peça cênica-musical, "Faça Poesia - Lute pela Paz", dirigida por Eugênia Thereza de Andrade, que tem única apresentação hoje; e uma exposição, "Pablo Neruda: Navegação e Regresso", que abre amanhã com um recital poético, "Pablo Neruda: Memórias, Poemas e Canções", com os atores Cacá Carvalho e Leona Cavalli e o cantor Renato Braz.
Em "Faça Poesia...", Andrade entrecorta poemas de um autor que sonhou com o socialismo, mas também não se acanhava em versos amorosos para as mulheres. "Refugiei-me na poesia com ferocidade de tímido", escreveu.
Os atores Chico Diaz, Mika Lins e Almir Martins interpretam versos em meio à locução em off que remete a episódios da história.
Para Maria Thereza de Andrade, um projeto que evoque amor e liberdade deve ser entendido, também, como gesto político nos dias atuais. "Num mundo tão compartimentado, só os poetas têm o poder de fazer, nem que seja por momentos apenas, nos sentirmos inteiros", diz ela.
Com roteiro e direção de Wellington Andrade, o recital "Memórias..." alia depoimentos do escritor (publicados em "Confesso que Vivi" e "Pelas Praias do Mundo", autobiográficos) a poemas consagrados. Cacá Carvalho interpreta o próprio Neruda. Leona Cavalli agrega poemas relacionados com a memória do homenageado. Renato Braz, ao violão, resgata composições do imaginário poético latino-americano.
Já a exposição "Navegação e Regresso" apresenta textos literários, memorialísticos e fotografias do acervo pessoal do artista, cedidos pela Fundação Pablo Neruda.
(VALMIR SANTOS)

FAÇA POESIA - LUTE PELA PAZ. Espetáculo. Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 3340-2000). Quando: hoje, às 21h. Quanto: entrada franca.

PABLO NERUDA: NAVEGAÇÃO E REGRESSO. Exposição. Onde: Sesc Ipiranga - área de convivência. Quando: abre amanhã, às 20h, com o recital; de ter. a sex., das 9h às 22h; sáb. e dom., das 9h às 20h; até 18/7. Quanto: grátis.



Próximo Texto: Show: Xangai fecha terças de forró no Centro Cultural Banco do Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.